Sociedade | 25-03-2026 12:06

Abrantes ganha zona oficial para testar inovação em energias renováveis

Abrantes ganha zona oficial para testar inovação em energias renováveis
DR

Criação da Zona Livre Tecnológica de Energias Renováveis de Abrantes já é oficial. A portaria foi publicada a 24 de Março em Diário da República e abre caminho à instalação, em ambiente real, de projectos de investigação, desenvolvimento e teste ligados à produção, armazenamento e autoconsumo de energia.

A Zona Livre Tecnológica (ZLT) de Energias Renováveis de Abrantes ficou formalmente criada com a publicação, em Diário da República, da Portaria n.º 125/2026/1, de 24 de Março. O diploma aprova os requisitos e o regulamento desta infraestrutura, que passa a funcionar como um espaço de investigação, demonstração e teste, em ambiente real, de tecnologias, produtos, serviços e modelos inovadores ligados às energias renováveis.
A nova ZLT surge no quadro do processo de descomissionamento da antiga central termoeléctrica a carvão do Pego e está vocacionada para projectos de inovação na produção, armazenamento e autoconsumo de electricidade a partir de fontes renováveis. O regulamento estabelece ainda que o objectivo é acelerar a transição energética, atrair investimento, apoiar start-ups e empresas tecnológicas e contribuir para a reconversão económica da região, num território particularmente marcado pelo encerramento da central.
De acordo com a informação divulgada pelo município, a ZLT abrange três áreas estratégicas do concelho: o TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia, orientado para a inovação tecnológica; a zona da ZIF de Aldeia do Mato, ligada à valorização da biomassa e ao reordenamento florestal; e toda a zona sul do concelho, com exclusão da área militar de Santa Margarida, incluindo o perímetro do Pego. Segundo a portaria, a gestão da ZLT cabe à Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), contando com apoio de entidades da região como o município de Abrantes, a CIM do Médio Tejo, a TAGUSVALLEY, o Instituto Politécnico de Tomar, a Médio Tejo 21 e a NERSANT. O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, considera que este é “mais um passo decisivo” para criar novas oportunidades e emprego qualificado no concelho e na região.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal