Sociedade | 10-08-2026 12:00

Centralização do serviço de Finanças de VFX em Alverca está concluído

reuniao governo conferencia
foto ilustrativa

Despacho que conclui centralização do serviço em Alverca foi publicado na última semana em Diário da República e justifica a reorganização com a necessidade de optimizar recursos humanos e materiais. Autarcas já tinham criticado decisão de fechar repartição da sede de concelho.

Vila Franca de Xira passou a contar oficialmente com um único serviço de Finanças no concelho, na sequência de uma reorganização da rede local da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que também levou à fusão de duas repartições em Lisboa para abranger as freguesias de Olivais, Parque das Nações, Beato e Marvila.
A informação consta de dois despachos publicados na última semana em Diário da República. No caso de Vila Franca de Xira, a AT formalizou a criação do novo serviço de Finanças em Alverca, permitindo que o concelho passe a dispor de uma única repartição, como já há três anos se previa. O novo serviço, situado na loja do cidadão em Alverca, emprega 55 trabalhadores e abrange as freguesias de Vila Franca de Xira, União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, União das Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, Vialonga, União das Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e União das Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.
Segundo os despachos, a medida tem como objectivo a melhor racionalização e aproveitamento dos meios”, algo que a AT acredita irá “aprofundar a qualidade do serviço prestado aos contribuintes”, garantindo simultaneamente a manutenção de um serviço de proximidade.

* Notícia desenvolvida na edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal