Sociedade | 13-08-2026 15:00

Polícia regressa à passagem de nível em Vila Franca de Xira

Polícia regressa à passagem de nível em Vila Franca de Xira
- foto arquivo O MIRANTE

A passagem de nível de Vila Franca de Xira vai voltar a ter policiamento, cerca de um mês depois de os agentes terem deixado de prestar serviço no local. O contrato entre a Infraestruturas de Portugal e a PSP deverá ser renovado em breve.

Um mês depois a passagem de nível de Vila Franca de Xira vai voltar a ter policiamento. A pressão dos autarcas e da população fez com que o contrato entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a PSP volte a ser renovado.
O MIRANTE sabe que ainda não há data para a assinatura do novo protocolo mas deverá ser para breve. Desta vez, os agentes da PSP que vão fazer o trabalho em regime gratificado pertencem à Divisão Policial de Vila Franca de Xira.
Recorde-se que, desde 2 de Julho, aquela passagem de nível está sem polícias. O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, já tinha considerado a presença da PSP “absolutamente fundamental” para prevenir acidentes no local, uma vez que, em 15 anos, morreram 29 pessoas naquela passagem de nível.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, Ricardo Carvalho, disse a O MIRANTE ter sido apanhado de surpresa com o fim do policiamento, tendo tomado conhecimento da decisão através da comunicação social. Para o autarca, não faz sentido que, após cinco anos de policiamento, a passagem de nível fique sem agentes da PSP, até porque, se foi decidido colocá-los naquele local, é porque eram necessários.
A CDU também reagiu em comunicado, sublinhando que, desde que os polícias passaram a estar na passagem de nível, não foi registado qualquer acidente, e exigiu a retoma do serviço prestado pelos agentes.
O policiamento era assegurado em regime gratificado pelos polícias, fora do seu horário normal de trabalho. Em Julho, a IP tinha explicado que a medida era temporária e destinada a sensibilizar os utilizadores para o cumprimento das regras de atravessamento.
Como a acção desenvolvida pela PSP produziu um efeito positivo e duradouro nos hábitos dos utilizadores, a empresa considerava estarem “agora reunidas as condições para que o atravessamento continue a ser efectuado em segurança com base nos sistemas automáticos de protecção existentes na passagem de nível”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias