Sociedade | 15-08-2026 15:00

Rios Ota e Alenquer por limpar aumentam risco de cheias em Vila Nova da Rainha

rio limpeza obstruido ilustrativ
foto ilustrativa

Município vai solicitar à Agência Portuguesa do Ambiente uma intervenção nos rios Ota e Alenquer, onde árvores e vegetação acumuladas no leito podem dificultar o escoamento das águas. Autarquia defende que só uma limpeza articulada poderá reduzir de forma eficaz o risco de novas inundações em Vila Nova da Rainha.

A poucos meses da época das chuvas, a falta de limpeza dos rios Ota e Alenquer levanta preocupações na Câmara de Azambuja O município reconhece que existem troços a necessitar de uma intervenção profunda e vai solicitar à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avance com a limpeza das zonas que estão sob a sua responsabilidade, defendendo, no entanto, que o problema só ficará resolvido através de uma operação integrada que envolva também os proprietários dos terrenos confinantes.

O assunto foi levantado pelo vereador do PSD Luís Benavente na última reunião pública do executivo, onde alertou para a existência de árvores no leito dos rios capazes de criar obstáculos à corrente e potenciar novas cheias em Vila Nova da Rainha. O autarca mostrou fotografias da situação e lembrou que o problema está “há vários meses em cima da mesa”, sobretudo depois das inundações registadas este ano com as tempestades de Fevereiro.

*Notícia desenvolvida em edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias