Praia Fluvial de Constância com lixo a transbordar em dia de grande afluência
Vereador Fernando Marques denunciou contentores cheios e maus cheiros num domingo de forte procura da praia. Executivo reconhece que a afluência turística aumentou e admite reforçar a recolha de resíduos nos períodos de maior movimento.
O lixo acumulado na Praia Fluvial de Constância em dias de maior afluência levou o vereador Fernando Marques (Chega) a defender um reforço da recolha de resíduos ao fim-de-semana. O assunto foi levantado na última reunião de câmara, depois de o autarca ter estado no local no domingo, 16 de Agosto, e encontrado vários recipientes do lixo completamente cheios. Fernando Marques contou que se deslocou à praia com amigos num dia de “bastante afluência” e que a situação dos resíduos rapidamente chamou a atenção. “Os caixotes do lixo da praia estavam completamente abarrotados e cheiravam mal”, afirmou. O vereador disse ter explicado aos acompanhantes que a situação poderia estar relacionada com o facto de ser fim-de-semana, mas considerou que o município deve adaptar o sistema de recolha aos dias em que a praia recebe mais visitantes.
A proposta passa por fazer coincidir uma das recolhas com o fim-de-semana, precisamente quando a pressão sobre o espaço é maior. Em resposta, o presidente da Câmara de Constância explicou que existe uma equipa encarregue da recolha de resíduos e da higienização das casas de banho. O vereador Pedro Pereira (PS) acrescentou que os recipientes mais pequenos existentes na zona da praia são despejados diariamente durante a manhã. Já os contentores de maior dimensão, situados numa zona mais acima, têm recolha prevista às segundas, quartas e sextas-feiras. Segundo Pedro Pereira, uma recolha adicional ao fim-de-semana implicaria a contratação e pagamento de um serviço extra, solução que já é utilizada durante períodos festivos. Ainda assim, o autarca reconheceu que o aumento de visitantes obriga a reavaliar o actual funcionamento. “Efectivamente temos tido muita afluência e, de facto, temos de analisar a altura de maior movimento turístico e reforçar a recolha”, afirmou.


