Sociedade | 07-09-2026 10:21

Novo bloqueio na Ponte Dona Amélia aumenta pressão por fiscalização

Novo bloqueio na Ponte Dona Amélia aumenta pressão por fiscalização

Um reboque ficou imobilizado em pleno tabuleiro da Ponte Rainha Dona Amélia e obrigou ao corte da circulação. O incidente volta a expor um problema recorrente numa travessia centenária, onde veículos que ignoram as limitações continuam a provocar bloqueios e danos.

Um reboque ficou imobilizado na manhã de domingo, 7 de Setembro, em pleno tabuleiro da Ponte Rainha Dona Amélia, obrigando à interdição da circulação. O episódio repete um problema que tem causado danos numa travessia centenária e está a aumentar a indignação de quem exige fiscalização e mão pesada para os condutores que ignoram as restrições. O incidente ocorreu cerca das 09h15, quando a viatura, que circulava no sentido Muge–Porto de Muge, ficou “trancada” no estreito tabuleiro da ponte, impedindo a passagem do trânsito.
Não é a primeira vez que veículos com dimensões incompatíveis com as limitações da travessia avançam apesar da sinalização existente. Em Abril, O MIRANTE noticiou um caso semelhante, quando um pesado de mercadorias ficou entalado na ponte, obrigando ao encerramento ao trânsito, intervenção da GNR e avaliação da estrutura pela Infraestruturas de Portugal. O acidente provocou também danos nas protecções laterais. O problema dos pórticos destinados a impedir fisicamente a entrada de viaturas de grandes dimensões continua igualmente por resolver. Em Junho, a presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Helena Neves, explicava que a estrutura do lado do seu concelho estava pronta a ser recolocada, mas que era necessário aguardar pela reparação do equipamento no lado do Cartaxo para que a operação fosse realizada em simultâneo.
A Ponte Rainha Dona Amélia, inaugurada em 1904 e reconvertida para circulação rodoviária e pedonal em 2001, liga os concelhos de Salvaterra de Magos e Cartaxo e tem cerca de 840 metros. O seu estado e os sucessivos danos provocados por viaturas que desrespeitam as limitações têm sido motivo de preocupação e discussão política. O novo incidente está a provocar reacções duras entre os utilizadores. “Apreensão de veículos, apreensão de cartas e multas muito pesadas. Bastava um ou dois, os outros aprendiam”, comenta um munícipe nas redes sociais. Outro questiona “o que andam a fazer as autoridades locais” e defende a presença da GNR para “pôr disciplina de vez naquilo, multando e apreendendo os veículos infractores”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias