VFX quadruplicou investimento na desbaratização mas praga continua
Casas abandonadas ou apartamentos vazios dificultam controlo da praga, admite o município, apesar de terem aumentado exponencialmente as acções de controlo no território.
Este ano o município de Vila Franca de Xira quadruplicou as acções de desbaratização no concelho, tendo feito até final de Julho 20.613 acções de desratização e 10.324 de desbaratização, sobretudo em condutas e caixas de esgoto. A informação foi avançada em reunião de câmara pelo presidente do município, Fernando Paulo Ferreira (PS), depois da oposição ter criticado o continuar daquela praga urbana, especialmente nas grandes cidades como Alverca e Póvoa de Santa Iria.
Ana Matos, da coligação Nova Geração (PSD/IL) e Eurico Carrasco (Chega) criticaram a situação e questionaram o município se este está a fazer tudo ao seu alcance para minorar o problema. Isto, recorde-se, numa altura em que vários moradores de Alverca estão a lutar contra a praga urbana e chegaram mesmo a realizar um abaixo-assinado com mais de uma centena de assinaturas a pedir uma solução para o problema.
“As alterações climáticas têm tido efeitos neste problema, com calor extremo e muita chuva seguida de calor. O nosso investimento nesta área quadruplicou face ao ano passado e a verdade é que há situações que não têm solução exclusivamente da câmara”, informou Fernando Paulo Ferreira.
Segundo o autarca além das intervenções no espaço público, “é importante que as pessoas o façam nas suas casas”, lembrando que basta um apartamento vazio ou uma casa abandonada para as acções de desbaratização “não terem efeitos totais”. O autarca garantiu que o município está e continuará a “investir fortemente” no combate a esta praga.
Este ano, como O MIRANTE já dera nota, a União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho já encaminhou para a câmara municipal 25 pedidos de desbaratização na cidade, em particular na Quinta das Drogas e na Malvarosa. O problema é recorrente e há zonas mais afectadas que outras. Um dos locais mais afectados é a cidade de Alverca, onde 140 moradores assinaram este mês uma petição para entregar na junta de freguesia e na Câmara de Vila Franca de Xira manifestando desagrado pelo problema. “Esta petição tem o intuito de chamar a atenção dos responsáveis para este problema de saúde pública”, refere-se no documento.
Na última semana também Paulo Lopes, morador em Alverca, fez chegar a O MIRANTE preocupações sobre o problema. “Existe uma falta de cuidado por parte de muitos residentes, mas também uma falta de responsabilização das autoridades centrais e locais, que ocasionam diversos problemas de saúde pública. É uma vergonha, num país da União Europeia e que se intitula de 1º Mundo”, lamenta.


