Sociedade | 18-09-2026 13:05

Calor aperta no domingo e coloca Santarém e mais oito distritos sob aviso amarelo

Calor Quente sol

Temperaturas vão voltar a subir a partir de sábado e podem chegar aos 38 graus no Vale do Tejo e Alentejo. Santarém está entre os nove distritos que vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo entre as 09h00 de domingo, 20 de Setembro, e as 08h00 de segunda-feira devido ao tempo quente. O aviso abrange ainda Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida gradual das temperaturas a partir de sábado, provocada pela entrada de uma massa de ar quente e seco sobre a Península Ibérica. As máximas deverão ultrapassar os 30 graus na generalidade do território continental e podem aproximar-se dos 38 graus em alguns pontos do Alentejo e Vale do Tejo.
As temperaturas mínimas também deverão subir, podendo não descer abaixo dos 20 graus em zonas do Alto Alentejo, Beira Baixa, Vale do Tejo e sotavento algarvio.
Segundo o IPMA, o episódio de calor deverá prolongar-se durante vários dias e existe uma elevada probabilidade de vir a configurar uma onda de calor em grande parte do país. Apesar de as temperaturas previstas não atingirem os valores extremos registados noutros períodos deste Verão, deverão ficar bastante acima da média habitual para a segunda quinzena de Setembro.
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido quando as condições meteorológicas representam risco para determinadas actividades dependentes do estado do tempo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias