Sociedade | 25-09-2026 17:02

Autarcas de Vila Franca de Xira querem câmaras nas ilhas ecológicas para combater desleixo

Autarcas de Vila Franca de Xira querem câmaras nas ilhas ecológicas para combater desleixo
FOTO DR

Recente despejo de grandes quantidades de papelão num ecoponto junto a um supermercado no centro de Vila Franca de Xira veio gerar discussão no município. Nova Geração (PSD/IL) quer videovigilância junto das ilhas ecológicas e Chega disse apoiar a ideia.

As deposições irregulares de resíduos de grandes dimensões, em quantidades acima do permitido, em muitas ilhas ecológicas do concelho de Vila Franca de Xira, poderiam ser combatidas com equipamentos de videovigilância nos equipamentos situados nos locais mais críticos. A ideia foi defendida na última reunião de câmara de Vila Franca de Xira pelo vereador da Coligação Nova Geração (PSD/IL), David Pato Ferreira, depois de ter sido avistada uma deposição de grandes quantidades de papelão num ecoponto situado no centro da cidade de VFX, junto a um supermercado.
“Precisamos de videovigilância nas ilhas ecológicas, como já se faz noutros concelhos, para impedir este conspurcar da via pública e desrespeito por todas as normas. Temos de ter a capacidade de perceber que não está tudo bem e que há coisas que se conseguem melhorar com pouco, como a fiscalização, segurança e espaço público”, defendeu o autarca.
Do lado do Chega, Barreira Soares reagiu dizendo ser inaceitável um concelho com a dimensão de VFX não se preparar com uma boa rede de videovigilância. “Se a Nova Geração quiser fazer uma proposta conjunta para se implementar a videovigilância, já que temos maioria, estamos disponíveis para aprovar”, afirmou.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira (PS), não se comprometeu com a ideia, notando que a fiscalização municipal “anda a acompanhar muito de perto” as ilhas ecológicas do concelho que, de forma repetida, têm sofrido de deposições irregulares. “Os comerciantes não podem inundar as ilhas com os seus resíduos, alguns até têm a obrigação legal de fazer o tratamento dos seus resíduos. Temos articulado estes casos com os serviços do ambiente, que num primeiro momento fazem sensibilização e depois avançam com coimas quando se verifica uma repetida deposição irregular associada a casas comerciais”, explicou o autarca.

* Notícia desenvolvida na edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias