Sociedade | 15-10-2026 09:14
Oito concelhos do distrito de Santarém recebem apoios para abate de javalis
FOTO DR
Abrantes, Chamusca, Coruche, Golegã, Mação, Salvaterra de Magos, Santarém e Sardoal estão entre os 65 concelhos abrangidos por um programa do Governo que disponibiliza 500 mil euros para controlar a população de javalis. Os incentivos podem chegar aos 70 euros por animal abatido.
O Governo lançou um programa de 500 mil euros para incentivar o abate de javalis em zonas consideradas críticas, numa tentativa de travar os prejuízos na agricultura, reduzir os acidentes rodoviários e controlar os riscos sanitários associados à proliferação da espécie. No distrito de Santarém, a medida abrange oito concelhos: Abrantes, Chamusca, Coruche, Golegã, Mação, Salvaterra de Magos, Santarém e Sardoal. O projecto-piloto, promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), envolve mais de 1.300 zonas de caça em 65 concelhos do país e decorre até 31 de Maio de 2027. Os apoios destinam-se às entidades gestoras de zonas de caça, que poderão receber 50 euros por cada macho e 70 euros por cada fêmea abatidos acima da média histórica, até ao limite de dois mil euros por zona de caça.
Está ainda previsto um incentivo adicional de 10 euros por animal encaminhado para estabelecimentos autorizados de manuseamento de caça, promovendo o aproveitamento da carne em condições de segurança alimentar. Os apoios serão calculados com base nos abates realizados nas três últimas épocas venatórias, sendo exigido um mínimo de dez animais por zona de caça. Os exemplares terão de ser identificados e registados numa plataforma electrónica, acompanhados de fotografias georreferenciadas para garantir a fiscalização.
No Médio Tejo, onde os prejuízos provocados pelos javalis têm motivado preocupações entre agricultores e autarcas, os municípios de Mação e Sardoal promoveram recentemente reuniões com associações de caçadores para discutir soluções. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tinha manifestado interesse em integrar os seus 11 municípios no programa, mas apenas Abrantes, Mação e Sardoal foram contemplados.
Mais Notícias
A carregar...


