Sociedade | 20-10-2026 12:00

Rio Maior inaugura novo Centro de Recolha Oficial com capacidade para 200 animais

Rio Maior inaugura novo Centro de Recolha Oficial com capacidade para 200 animais
Antigo canil Municipal de Rio Maior foi remodelado e ampliado e dispõe agora de melhores condições para receber e tratar dos animais abandonados - foto O MIRANTE

Antigo Canil Municipal de Rio Maior foi profundamente remodelado e ampliado, passando a dispor de melhores condições para acolher animais abandonados. Uma das principais novidades é uma área exclusiva para cerca de 60 gatos.

A Câmara Municipal de Rio Maior inaugurou, no Dia Mundial do Animal, 4 de Outubro, o novo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), que nasce da reestruturação e ampliação do antigo Canil Municipal. O espaço passa a ter capacidade para acolher até 200 animais resgatados. As obras permitiram melhorar as boxes, reforçar as áreas destinadas aos cuidados veterinários e à esterilização e criar dois parques de passeio para cães. O objectivo é proporcionar melhores condições de bem-estar aos animais durante o período em que permanecem no centro à espera de adopção. Uma das principais novidades é a criação de uma ala exclusivamente destinada a gatos, com capacidade para cerca de 60 animais errantes. O espaço vai funcionar articulado com o Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, utilizado no controlo das colónias de gatos existentes no concelho.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, da vereadora Leonor Fragoso e da equipa do CROA, coordenada pela médica veterinária Inês Lameiras. A autarquia pretende reforçar com o novo equipamento a protecção e tratamento dos animais e incentivar a adopção responsável.

Cinco casas abrigo instaladas na cidade
As comemorações do Dia Mundial do Animal ficaram ainda marcadas pela instalação de cinco casas abrigo para gatos em diferentes locais de Rio Maior. Os equipamentos, denominados “Aqui há Gatos”, destinam-se a proteger os animais que vivem na rua e estão associados ao Programa CED. No âmbito do programa, os gatos das colónias são capturados, esterilizados, desparasitados e identificados, sendo posteriormente devolvidos ao território de origem. As colónias ficam depois sob acompanhamento de cuidadores autorizados, responsáveis pela alimentação e monitorização dos animais.

Câmara de Rio Maior instalou abrigos para gatos em ruas da cidade - FOTO – Município de Rio Maior

Rio Maior instala abrigos para gatos de rua

A Câmara de Rio Maior instalou na cidade algumas casas “Aqui Há Gatos”, abrigos que têm como objectivo garantir mais segurança e conforto aos gatos de rua, no âmbito do Programa CED (Capturar, Esterilizar e Devolver).
O município refere que o Programa CED é um método humano e eficaz de controlo populacional de gatos. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação visual dos esterilizados, identificação electrónica, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias