Sociedade | 05-11-2026 18:15

Morreu Fernando Rodrigues ‘Salamanca’, antigo presidente da Junta da Ribeira de Santarém

Morreu Fernando Rodrigues ‘Salamanca’, antigo presidente da Junta da Ribeira de Santarém
Fernando Rodrigues fotografado por O MIRANTE quando esteve internado no Hospital Distrital de Santarém

O antigo presidente da Junta de Freguesia da Ribeira de Santarém, Fernando Mendonça Rodrigues, também conhecido por ‘Salamanca’, morreu aos 80 anos. O velório e a cerimónia religiosa vão decorrer no crematório de Santarém no sábado, 7 de Novembro, a partir das 12h00.

O antigo presidente da Junta de Freguesia da Ribeira de Santarém, Fernando Mendonça Rodrigues, também conhecido por ‘Salamanca’, morreu aos 80 anos. O velório e a cerimónia religiosa vão decorrer no crematório de Santarém no sábado, 7 de Novembro, a partir das 12h00, sendo o corpo do ex-autarca cremado de seguida.
Tal como O MIRANTE relatou na altura, em 2024 Fernando Rodrigues esteve a viver durante alguns meses no Hospital Distrital de Santarém, depois de ter sofrido um AVC, uma vez que a sua casa na Ribeira de Santarém, não reunia condições para receber uma pessoa com mobilidade condicionada e o ex-autarca também não encontrava vaga num lar compatível com a sua reforma.
Fernando Rodrigues foi autarca de freguesia durante 45 anos, presidente da Junta de Santa Iria da Ribeira durante dez anos, até 2013 quando se deu a fusão de freguesias da cidade de Santarém, e tem o nome numa rua. Depois disso ainda teve assento como vogal no executivo da União de Freguesias da Cidade de Santarém até 2021. Em 23 de Dezembro de 2023 foi internado no Hospital Distrital de Santarém vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que lhe adormeceu o lado esquerdo do corpo. Homem de antes quebrar que torcer resistiu à doença súbita e empenhou-se na recuperação. Sem vaga numa unidade de cuidados continuados permaneceu no hospital e as sessões de fisioterapia ali realizadas foram dando excelentes resultados. No Verão de 2024 acabou por arranjar uma solução de acolhimento e deixou o hospital. Vivia sozinho e não tem filhos.
Fernando Rodrigues foi trabalhador dos extintos Serviços Municipalizados de Santarém, que deram lugar à empresa municipal Águas de Santarém. Foi também dirigente do STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local - durante muitos anos. No seu longo trajecto político, Fernando Rodrigues foi filiado no MDP/CDE nos primórdios do poder local democrático, passou pela APU e pela CDU, coligações lideradas pelo PCP, e de 2009 a 2013 foi eleito presidente como independente com o apoio do PSD.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias