Central solar de Abrantes já produz energia para abastecer 20 mil habitações
Central fotovoltaica da Hyperion Renewables, instalada em Arreciadas, no concelho de Abrantes, entrou em funcionamento em Outubro. O projecto ocupa 53 hectares, integra cerca de 35 mil painéis solares e tem uma produção anual estimada equivalente ao consumo de 20 mil habitações.
A central fotovoltaica da Hyperion Renewables, localizada em Arreciadas, na União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, já está ligada à rede eléctrica e a produzir energia desde Outubro. A infraestrutura representa mais um investimento no sector das energias renováveis no concelho de Abrantes, com uma capacidade instalada de 24 megawatts (MW) e uma produção anual estimada superior a 65 gigawatts-hora (GWh).
O projecto, cuja construção foi anunciada em Maio de 2024, ocupa 53 hectares e integra aproximadamente 35 mil painéis solares. A entrada em funcionamento aconteceu mais tarde do que o inicialmente previsto, depois de a empresa ter apontado o segundo trimestre de 2026 como prazo para o início da produção. A ligação à rede é assegurada através da subestação de Olho de Boi, em Alferrarede. Os números agora divulgados representam um aumento face às estimativas anteriores, que apontavam para 18 MW de capacidade instalada e uma produção equivalente ao consumo de 15 mil habitações. A Hyperion tem também em desenvolvimento um projecto de centro de dados para a zona de Alvega e do Pego, cuja entrada em funcionamento está prevista para 2029 e que continua em fase de licenciamento.
No âmbito de um protocolo com a Câmara de Abrantes, a empresa apoia ainda o projecto Dem.Care.Abt, destinado a acompanhar pessoas com demência e respectivos cuidadores informais. O acordo contempla igualmente actividades educativas e visitas à central solar, aproximando a infraestrutura da comunidade local.


