Sociedade | 09-01-2022 12:00

Ainda há localidades em Vila Franca de Xira sem rede de Internet grátis

Ainda há localidades em Vila Franca de Xira sem rede de Internet grátis

Sistema “Xira Hotspot” ainda não abrange todas as localidades do concelho. Município diz estar a estudar o alargamento da rede.

A rede de Internet sem fios (wi-fi) de utilização gratuita no concelho de Vila Franca de Xira vai ser alargada a mais localidades neste mandato. A garantia é deixada por João Pedro Baião, vereador com o pelouro da manutenção de equipamentos municipais e presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). “Estamos a fazer diligências para realizar o estudo que permita alargar a rede. É também preciso repensar a sinalização e divulgação desses espaços”, defendeu.
O autarca respondia a uma proposta apresentada pela coligação Nova Geração na última reunião pública do executivo e que foi aprovada por unanimidade. O documento exige o alargamento da rede “Xira Hotspot” por considerar que é fundamental existir um acesso livre à transição digital, criando ferramentas de incremento da transparência dos processos e abertura à comunidade.
“A disponibilização de rede wi-fi gratuita é uma forma de alcançar justiça digital e tecnológica, cada vez mais imprescindível para trabalhar, estudar e aceder a vários serviços. Em Vila Franca de Xira este processo já foi iniciado, e bem, mas a distribuição destes espaços não é equitativa por todos os locais de lazer e jardins do concelho”, criticou Ana Afonso, da coligação liderada pelo PSD.
Lugares como Castanheira do Ribatejo, Sobralinho ou Vialonga não têm uma única zona pública de acesso a esta rede. Os autarcas consideram negativa a discriminação territorial da rede “Xira-Hotspot” e lamentam que nem sempre onde ela existe tenha boa informação sobre a disponibilidade e facilidade de acesso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo