A rede de Internet sem fios (wi-fi) de utilização gratuita no concelho de Vila Franca de Xira vai ser alargada a mais localidades neste mandato. A garantia é deixada por João Pedro Baião, vereador com o pelouro da manutenção de equipamentos municipais e presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS). “Estamos a fazer diligências para realizar o estudo que permita alargar a rede. É também preciso repensar a sinalização e divulgação desses espaços”, defendeu.
O autarca respondia a uma proposta apresentada pela coligação Nova Geração na última reunião pública do executivo e que foi aprovada por unanimidade. O documento exige o alargamento da rede “Xira Hotspot” por considerar que é fundamental existir um acesso livre à transição digital, criando ferramentas de incremento da transparência dos processos e abertura à comunidade.
“A disponibilização de rede wi-fi gratuita é uma forma de alcançar justiça digital e tecnológica, cada vez mais imprescindível para trabalhar, estudar e aceder a vários serviços. Em Vila Franca de Xira este processo já foi iniciado, e bem, mas a distribuição destes espaços não é equitativa por todos os locais de lazer e jardins do concelho”, criticou Ana Afonso, da coligação liderada pelo PSD.
Lugares como Castanheira do Ribatejo, Sobralinho ou Vialonga não têm uma única zona pública de acesso a esta rede. Os autarcas consideram negativa a discriminação territorial da rede “Xira-Hotspot” e lamentam que nem sempre onde ela existe tenha boa informação sobre a disponibilidade e facilidade de acesso.
Últimas
Vila Franca suspende PDM para permitir construção de cais de contentores na Castanheira
Nova infraestrutura deverá movimentar 10 mil contentores de 20 pés no primeiro ano e quase 50 mil no final da concessão de trinta anos. Navegabilidade será feita consoante as marés por causa do assoreamento do rio. Vila Franca de Xira suspendeu PDM para permitir o avanço da construção.
Diogo Gomes lidera Conselho de Profissão da Secção Sul da Ordem dos Engenheiros Técnicos
Dirigente é também vereador da Câmara Municipal de Santarém Diogo Gomes, actualmente vereador da Câmara de Santarém, foi escolhido pelo Conselho Directivo da Secção Regional do Sul para o cargo de presidente do Conselho da Profissão. Trata-se de um órgão que tem como missão zelar pelo cumprimento do código deontológico dos engenheiros técnicos e emitir…
Tribunal da Concorrência será mais rápido se advogados escreverem menos e testemunhos forem limitados
O presidente da Comarca de Santarém, que abrange o distrito, e do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, de competência nacional, critica as peças processuais extensas e pouco claras remetidas a este tribunal, lamentando a cultura de prolixidade na justiça. Luís Miguel Caldas mesmo sabendo ser um tema polémico defende também que, em colaboração com os advogados, se deve limitar o tempo dos depoimentos das testemunhas. Medidas que, sugere, tornariam o tribunal mais rápido e com menos custos.