Skip to content
  • Expresso
  • Tribuna
  • Blitz
  • Boa Cama Boa Mesa
  • Emprego
  • Imobiliário
  • O Mirante
O MIRANTE

Site temporário

O MIRANTE

Jornalismo de Proximidade

Menu
  • Sociedade
  • Desporto
  • Opinião
  • Política
  • Cavaleiro Andante
  • Aniversários
  • Cartas do Brasil
Menu
ARS reconheceu que existem 7.582 utentes inscritos sem médico de família em Alcanena
Sociedade

Alcanena com 63% da população sem médico de família

Abaixo-assinado reclama a reposição dos médicos, a reabertura das extensões de saúde encerradas nas freguesias e cuidados de saúde primários de proximidade.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
10:00 20 Maio, 2022 13:17 21 Maio, 2022 | O MIRANTE

A situação do Centro de Saúde de Alcanena é “absolutamente dramática”, com 63% da população sem médico de família, considera o presidente do município, que pede uma solução célere à ministra. Em declarações à agência Lusa, Rui Anastácio lamentou a incapacidade de antecipar uma situação que era expectável, já que há muito se sabia que a maioria dos médicos se aproximava da idade da reforma, bem como a ausência de soluções por parte da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
“Andamos há seis, sete meses a dialogar com a ARS, alertando para a situação que estamos a viver, que tem vindo a agravar-se, e a resposta que temos é que os próximos dois anos ainda serão piores porque houve uma fornada de médicos que, entretanto, se vai reformar. Como se não se pudesse prever isso já há 10 anos”, disse o autarca.
Para o autarca, é “absolutamente inexplicável” que em Lisboa e Vale do Tejo haja 20% da população sem médico de família e que no concelho de Alcanena esse número suba para 63%. “Há inclusivamente alguma falta de solidariedade territorial, se pensarmos, por exemplo, que no Norte apenas 2% da população não tem” médico de família, acrescentou, defendendo que o Ministério da Saúde contrate, “a título excepcional”, médicos tarefeiros para “uma resposta imediata”.
O autarca lamentou que o sistema de ensino não tenha salvaguardado uma situação que era expectável e considerou incompreensível que, a exemplo do que acontece com os pilotos formados pela Força Aérea, os médicos, “pelo custo que representa a sua formação”, não sejam obrigados a dar ao país alguns anos da sua carreira. “É uma situação absolutamente inaceitável, que o país terá de resolver rapidamente”, disse.

7.582 utentes sem médico em Alcanena
Questionada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde reconheceu que existem 7.582 utentes inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Alcanena sem médico de família atribuído. Contudo, de acordo com a ARS, é assegurada diariamente uma consulta de recurso, “através dos médicos que integram a unidade de saúde, de um médico contratado e de uma médica prestadora de serviços”. “Aguardamos a abertura do concurso nacional de ingresso na Carreira Especial Médica, Medicina Geral e Familiar, no qual esperamos que venham a ser contempladas e preenchidas vagas na UCSP de Alcanena”, acrescentou.
Em Alcanena circula um abaixo-assinado promovido pela Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) exigindo a colocação de médicos e a reabertura das extensões de saúde no concelho. A CUSMT referiu, ainda, o encerramento, durante a pandemia de Covid-19, das extensões de saúde de Monsanto, Serra de Santo António, Moitas Venda e Espinheiro, juntando-se às de Malhou e Louriceira, encerradas anteriormente. “Os utentes deste conjunto de freguesias foram descentralizados para atendimento no Centro de Saúde de Alcanena que actualmente não consegue dar resposta às necessidades dos utentes do concelho”, sendo “repetidamente reencaminhados para os Hospitais do Médio Tejo”, indicou a CUSMT.

Médio Tejo quer medidas para cuidados de saúde primários

Comunidade intermunicipal apela à aplicação de medidas extraordinárias para combater falta de médicos de família e solicitou audiência à ministra da Saúde

Os autarcas do Médio Tejo lamentam a ausência de medidas que travem a degradação da prestação de cuidados de saúde primários nessa sub-região, a qual, afirmam, ao contrário do prometido, tende a agravar-se. Os autarcas dos 13 concelhos abrangidos pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) apelam para que “rapidamente sejam tomadas medidas extraordinárias que alterem o rumo de degradação e ineficácia de resposta da Rede de Cuidados de Saúde Primários no Médio Tejo”, tendo solicitado uma audiência à ministra da Saúde, Marta Temido.
Em comunicado, a CIMT fala em falta de planeamento e afirma que “há muito” que os responsáveis pela Saúde sabiam da existência de médicos de família próximos da aposentação, o que irá agravar uma situação para a qual têm vindo a alertar, sem que tenha sido acautelada atempadamente. A CIMT lembra que a “preocupação pelas percentagens elevadas de população sem médico de família e sem capacidade de resposta por parte dos serviços de saúde” tem vindo a ser manifestada, tanto por autarcas individualmente como a nível intermunicipal, junto do Governo e da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.
Segundo o comunicado, nas últimas semanas a situação tende a agravar-se com a aposentação de mais médicos de família que estavam ao serviço no Médio Tejo. “Certo é que, já há muito, se sabia por parte das entidades competentes que estes médicos se aproximavam da idade da reforma devendo nessa altura serem acauteladas todas estas situações”, frisa a CIMT.
Questionada pela Lusa, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo disse estar a aguardar a abertura do concurso nacional de ingresso na Carreira Especial Médica, Medicina Geral e Familiar.
A CIMT integra os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha (todos do distrito de Santarém) e Sertã e Vila de Rei (ambos do distrito de Castelo Branco) contando com uma população residente de 247.330 pessoas.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Últimas

Sociedade

Autarca de Benavente “espantado” com “cenário hilariante” em torno do novo aeroporto 

18:45 30 Junho, 2022 18:45 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Carlos Coutinho espera que o campo de tiro da Força Aérea, na freguesia de Samora Correia, venha a ser a solução escolhida.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Na Chamusca é uma complicação substituir telhados com amianto 

18:00 30 Junho, 2022 17:32 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Há dois munícipes com casas próprias no Bairro 1º de Maio que esperam há dois anos por uma licença da câmara que lhes permita mudar a cobertura de fibrocimento, que contém amianto. Os munícipes disseram ainda a O MIRANTE que a câmara impôs verbalmente o nome de uma empresa para fazer as obras.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Samora Correia acolhe Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana

17:59 30 Junho, 2022 11:50 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

De 1 a 10 de Julho a Praça da República é palco dos sabores típicos da região

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Cavaleiro Andante

NERSANT não cuida do património

17:59 30 Junho, 2022 17:47 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

O antigo pavilhão de feiras da NERSANT está ao abandono há mais de uma dúzia de anos.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Município apela à resolução dos problemas ambientais na Barragem de Magos

17:59 30 Junho, 2022 19:47 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Câmara de Salvaterra de Magos quer acabar com a morte de peixes durante o Verão.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Nacional

Consumidores vão continuar nas mãos das operadoras de telecomunicações 

16:10 30 Junho, 2022 16:10 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Deco lamenta que se esteja a perder uma oportunidade de acautelar os direitos no âmbito da fidelização e refIdelização

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Galeria de Fotos. Personalidades e instituições homenageadas no dia da cidade de Vila Franca de Xira  

15:01 30 Junho, 2022 14:38 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Vila Franca de Xira comemorou os 38 anos de elevação a cidade atribuindo galardões de mérito a várias personalidades que se destacaram nas suas áreas de actividade.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Tocou na rua em Londres e agora vive na rua em Alverca

15:00 30 Junho, 2022 17:31 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Depois de ter sido internado devido a uma depressão, o músico Gustavo Caldeira teve alta e sem dinheiro nem sítio para viver ficou a dormir na rua.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Câmara de Tomar aumenta apoio ao Festival Bons Sons para 90 mil euros

14:59 30 Junho, 2022 14:07 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

A Câmara de Tomar vai apoiar o Festival Bons Sons, que este ano se realiza entre 12 e 15 de Agosto, em Cem Soldos, com 90 mil euros

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Junta de Azambuja prepara nova festa dedicada à cultura

14:59 30 Junho, 2022 19:50 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

A Junta de Freguesia de Azambuja prepara-se para avançar com o Azambuja Cultfest, uma festa centrada na cultura que vem substituir e dar por extinto o modelo das Festas da Freguesia em Honra de Nossa Senhora da Assunção.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Quatro dádivas de sangue em Julho na Casa do Campino em Santarém

14:59 30 Junho, 2022 19:49 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Campanhas estão agendadas para os dias 1, 8, 15 e 22, entre as 15h00 e as 19h30

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Movimento associativo de Azambuja recebe apoios

14:59 30 Junho, 2022 10:30 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Ao todo o município vai atribuir 4.500 euros às colectividades.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT retoma funcionamento regular sem constrangimentos

13:11 30 Junho, 2022 13:11 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Período de contingência, que foi accionado por 24 horas, por motivo de doença súbita de dois médicos obstetras.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Internacional

Sete mil toneladas de cereais da Ucrânia enviadas pelos invasores russos para países seus amigos 

13:10 30 Junho, 2022 13:10 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Presidente Zelensky fala de roubo feito a partir de zonas ocupadas pelo invasor

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Enquanto uns se divertem outros esforçam-se para manter limpas as festas de Benavente

12:00 30 Junho, 2022 17:31 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Pelas vassouras de José e Germana já passou de tudo um pouco e a varredoura de Luís Cardoso faz o trabalho mais prolongado.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Desporto

Tejo d’Honra brilha em casa no nacional de tiro com arco

11:59 30 Junho, 2022 19:49 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Arqueiros da Golegã conseguiram cinco primeiros lugares e um segundo na sexta prova da competição

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Espaço Lúdico e Cultiv’Arte são os vencedores do Orçamento Participativo Escolar do concelho do Cartaxo

11:59 30 Junho, 2022 19:49 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Cada agrupamento de escolas do concelho vai receber cinco mil euros para avançar com projectos.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Golpe de teatro: Costa determina revogação do despacho sobre novo aeroporto

10:31 30 Junho, 2022 10:31 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Primeiro-Ministro desautoriza ministro das Infraestruturas e diz que quer uma negociação e consenso com a oposição sobre essa matéria.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Tribunal de Santarém absolve 14 pessoas e uma empresa de burla e associação criminosa  

10:23 30 Junho, 2022 10:23 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Durante o julgamento não foi possível provar o envolvimento dos arguidos nos negócios que lesaram dezenas de empresas. Juiz fala em incapacidade da investigação.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Vítor Rosa está a meter na moda o acordeão e a concertina

10:00 30 Junho, 2022 17:31 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

O acordeão e a concertina já não são instrumentos de velhos e estão a renascer a toda a força na escola de música da Casa do Povo de Arcena pelas mãos do professor Vítor Rosa, um virtuoso dos instrumentos de fole que já tocou com artistas famosos como Eugénia Lima.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Cavaleiro Andante

Salazar já tinha construído o novo aeroporto?

09:59 30 Junho, 2022 17:47 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Quem ouviu a audiência parlamentar ao antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, Carlos Matias Ramos, que durou cerca de três horas, não pode ter ficado com dúvidas.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Utentes vão concentrar-se em Salvaterra de Magos para reclamar mais médicos

07:00 30 Junho, 2022 19:42 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Concelho tem mais de 16.500 utentes sem médico de família.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

O MIRANTE não ofendeu Valadas da Silva, diz a entidade reguladora

07:00 30 Junho, 2022 17:31 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

O anterior presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, António Valadas da Silva, queixou-se à Entidade Reguladora para a Comunicação Social por não ter gostado dos artigos sobre a dívida que o instituto não quis pagar durante nove anos e que foi obrigado a liquidar em tribunal.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Cavaleiro Andante

Atestar os depósitos

06:59 30 Junho, 2022 17:46 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Depois de dois anos de pandemia a Festa da Amizade e da Sardinha Assada voltou às ruas de Benavente naquele que foi um grande evento de confraternização intergeracional.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Caminhadas nas Festas do Almonda em Torres Novas

06:59 30 Junho, 2022 19:49 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Iniciativa aberta à população nos dias 9 e 10 de Julho, com um percurso de 11km.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Opinião

Um recado para a ERC e os seus 4 reguladores de serviço

06:59 30 Junho, 2022 00:04 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

ERC arquiva queixa de António Valadas da Silva, dá razão a O MIRANTE, mas os quatro reguladores citados neste artigo não deixaram de dar um “caldinho” aos jornalistas como se vivêssemos no tempo do “respeitinho é muito bonito” e “toma lá que já almoçaste”.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Quando as árvores são um problema

21:00 29 Junho, 2022 20:09 22 Junho, 2022 | O MIRANTE

Passeios deformados, vistas e luz solar roubadas, sujidade, transtornos para pessoas com alergias ou problemas respiratórios. Estes são alguns dos inconvenientes causados pela presença de certas espécies de árvores de grande porte em zonas residenciais e que motivam queixas dos cidadãos. Alguns municípios já despertaram para o problema e em Vila Franca de Xira e Santarém preparam-se regulamentos e estratégias.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Galeria de Fotos. Uso Eficiente da Água na Cultura do Milho foi tema de acção na Quinta da Cholda 

19:38 29 Junho, 2022 19:39 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

O aumento dos períodos de seca e o aumento das temperaturas máximas e mínimas, é motivo suficiente para gerar grande preocupação para toda a comunidade

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Governo avança com solução Montijo e Alcochete e fecha aeroporto de Lisboa

19:32 29 Junho, 2022 19:33 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Despacho salomónico publicado esta quarta-feira em Diário da República decide que a construção de um aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete é a solução estrutural que oferece melhores perspectivas. Mas o Montijo surge como opção imediata, mais rápida e menos dispendiosa.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Opinião

Um negócio das arábias com a arqueologia da Chamusca

18:00 29 Junho, 2022 20:08 22 Junho, 2022 | O MIRANTE

Presidente da assembleia municipal factura à descarada com a empresa dos filhos numa autarquia onde desempenha um dos cargos políticos mais importantes.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Economia

Santarém delega competências nas freguesias

17:59 29 Junho, 2022 20:21 22 Junho, 2022 | O MIRANTE

A Câmara de Santarém delegou competências nas 18 freguesias do concelho.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Cultura

Feira Mostra do Concelho de Mação começa hoje

15:20 29 Junho, 2022 15:20 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Certame dá destaque às actividades económicas locais, sem esquecer a animação, com múltiplas atracções.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Autoridades investigam descarga poluente no cais de Vila Franca de Xira 

15:13 29 Junho, 2022 15:13 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Moradores foram surpreendidos com “rio de sangue” de cheiro ácido

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Três Dimensões

“Ainda existe preconceito em procurar a ajuda de um psicólogo”

15:00 29 Junho, 2022 20:07 22 Junho, 2022 | O MIRANTE

Catarina Almeida, psicóloga, 39 anos, gerente da Clínica Sentidos, Golegã.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Economia

300 vagas de emprego para trabalho sazonal na indústria de transformação de tomate

14:59 29 Junho, 2022 20:21 22 Junho, 2022 | O MIRANTE

Multipessoal procura pessoas motivadas para integrarem o grupo HIT em Castanheira do Ribatejo e Marateca.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Desporto

Federação distingue desportivismo de treinadora de futsal do Vitória de Santarém

14:59 29 Junho, 2022 12:06 28 Junho, 2022 | O MIRANTE

Neuza Leandro recebeu cartão branco pela demonstração de desportivismo num jogo do nacional sub-19 frente a Quinta dos Lombos

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Dia Portas Abertas na Residência Sénior Club na Póvoa de Santa Iria

14:59 29 Junho, 2022 13:22 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Iniciativa realiza-se no próximo sábado, 2 de Julho.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Aniversários

Aniversários 30-06-2022

00:00 30 Junho, 2022 13:23 24 Junho, 2022 | O MIRANTE

PARABÉNS

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Sociedade

Legalização de casas clandestinas da Quinta do Alferes continua por resolver

12:00 29 Junho, 2022 17:30 30 Junho, 2022 | O MIRANTE

Município exigiu à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo que viabilize, na nova revisão do PDM, uma solução jurídica para integrar 17 habitações que ficaram excluídas das áreas edificáveis da maior AUGI do concelho. Problema arrasta-se há quatro décadas.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
Economia

FERSANT Digital promove mais de 270 produtos e serviços

11:59 29 Junho, 2022 14:53 29 Junho, 2022 | O MIRANTE

Certame promove negócios da região até 30 de Junho.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email
1 2 3 4 5»Última
PUBLICIDADE
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Estatuto Editorial de O Mirante
  • Política de Cookies
  • Ficha Técnica
  • Lei nº 78/2015, de 29 de julho (Lei da Transparência)
  • Termos de utilização do site
  • Contactos
©2022 O MIRANTE