Sociedade | 02-05-2022 10:00

Alhandra distingue personalidades que marcam a diferença

Alberto Mesquita recebeu o galardão de mérito autárquico

Galardões de mérito realizaram-se no Clube Desportivo, Recreativo e Cultural da Calhandriz. Entre os homenageados esteve também o ex-presidente do município Alberto Mesquita.

Dar o melhor de cada um em prol da comunidade sem olhar a sacrifícios foi o principal valor reconhecido nos Galardões de Mérito da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz que, na noite de 23 de Abril, distinguiu 13 cidadãos de mérito da freguesia.
A cerimónia realizou-se no Clube Desportivo, Recreativo e Cultural da Calhandriz. O presidente da junta, Mário Cantiga, relevou o papel social de todos os homenageados lembrando os “elevados méritos” desenvolvidos ao serviço da comunidade local. O discurso do autarca foi lido por David Martins, jovem da freguesia que foi escolhido pela assembleia de freguesia para ser presidente da junta por um dia no âmbito das comemorações do 25 de Abril.
Foram distinguidos o restaurante Ninho de Hamburgo com mérito empresarial e no mérito social a militar Rita Rodrigues, destacada actualmente na Roménia a integrar as forças portuguesas da NATO, e os clubes Recreativo e Desportivo de Trancoso e o Recreativo e Cultural da Calhandriz. No mérito desportivo foi reconhecido o trabalho de João Romaneiro Gomes e da filha, Joana Gomes, e das atletas Gabriela Ribeiro, Inês Rico, Afonso Nunes e François Vie.
“É a primeira vez que alguém na freguesia se lembra do kenpo e ainda bem. Com a pandemia não tem sido fácil manter os dojo abertos e a comunidade a praticar desporto. Que esta medalha seja uma imagem para a câmara ter mais atenção ao desporto, ao recreio e à cultura”, afirmou João Romaneiro Gomes.
Já no que toca ao mérito cultural foram distinguidos o Coro da Sociedade Euterpe Alhandrense e a Associação dos Artistas Plásticos do concelho de Vila Franca de Xira, representada por João Duarte que também foi o escultor das medalhas de mérito. “O nosso presidente está muito doente mas não nos esquecemos do que fez pela associação. Temos vários projectos para avançar este ano e podem contar connosco no futuro”, prometeu.
“Saí para aproveitar a vida”
Por fim, o galardão de mérito autárquico foi entregue a Alberto Mesquita pelo trabalho desenvolvido na freguesia nos últimos anos. O ex-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira confessou ser “muito gostoso” receber a distinção por sempre ter dado o melhor de si em 27 anos de vida autárquica. “Entendi que chegou o tempo de recuperar a minha vida pessoal e aproveitá-la”, confessou, lembrando que tudo o que fez na política e pelo concelho “foi por prazer” e espírito de missão. “Ninguém sozinho vai longe. Tem de haver um espírito de grupo, liderança e prazer no trabalho que se desenvolve”, afirmou, agradecendo à mulher, Luciana Nelas, por todo o apoio que lhe deu ao longo dos anos.
O actual presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, evocou a importância da cerimónia e garantiu que não poderia deixar de estar presente. “Estar aqui é evocar a generosidade da junta em reconhecer os seus pares, o mérito e o sucesso dos seus vizinhos. Gente que dedica o seu talento a fazer o que mais gosta pela sua terra”, concluiu. A sessão terminou com a actuação do grupo Cravo.

Coro da Sociedade Euterpe Alhandrense foi distinguida com o mérito cultural
Coro da Sociedade Euterpe Alhandrense foi distinguida com o mérito cultural
O escultor João Duarte recebeu a distinção para a Associação dos Artistas Plásticos do concelho de Vila Franca de Xira
O escultor João Duarte recebeu a distinção para a Associação dos Artistas Plásticos do concelho de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo