Sociedade | 11-04-2022 12:00

Alunos mais conscientes que a água não é para desperdiçar

Alunos do 5º ano da Escola Febo Moniz, de Almeirim, visitaram a Central de Águas da cidade onde ficaram a saber mais sobre desperdício da água – FOTO – AR

Central de Águas de Almeirim recebeu a visita de alunos da Escola Febo Moniz para falar sobre o desperdício de água. Todos consideram que educar pelo exemplo é o segredo para consciencializar a sociedade.

Educar pelo exemplo é o segredo para consciencializar a sociedade para a importância da água enquanto recurso e para a preservar é necessário adoptar medidas contra o desperdício. Esta foi a conclusão de uma visita à Central de Águas de Almeirim, local onde está a Estação de Tratamento de Água e os reservatórios que abastecem a cidade, realizada por alunos do 5º ano da Escola Febo Moniz.
Madalena, de apenas 10 anos, explicou que muitas vezes repreende a avó que lava o quintal com água da rede pública. O avô também não escapa às críticas por continuar a fazer a barba com a água a correr no lavatório. A sensibilidade da aluna para o problema, explicou, surgiu depois de ter aprofundado o tema nas aula de Ciências da Natureza.
Tiago Moço, técnico responsável pela infra-estrutura da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR), explica que um reservatório de grande dimensão armazena 5 mil m3 de água, o equivalente a 5 milhões de garrafas de litro. Ainda assim, essa quantidade de água não chega para abastecer a cidade de Almeirim durante mais de dois dias.
“Infelizmente gastamos muita água e desperdiçamos uma boa parte da água tratada para consumo humano. As perdas na rede, água tratada que não é facturada, estão acima dos 30% da água que passa pelas estações de tratamento no universo da AR. Mas no país há locais onde as perdas são superiores a 70%”, sublinha. Tudo isto acontece, acrescenta, num tempo em que “paira uma ameaça da torneira secar em algumas zonas do país logo que as temperaturas subam e aumentem os consumos”.
Francisco Oliveira, presidente da Águas do Ribatejo, responsável pela gestão dos sistemas de abastecimento e saneamento em sete concelhos da região, reforça que as novas gerações devem estar mais conscientes para a importância da água enquanto bem imprescindível, mas “finito”. O também presidente da Câmara de Coruche, salientou que o envolvimento das escolas da região nesta matéria tem sido fundamental. “Os alunos são a melhor forma de chegar às famílias. Quem é que não aceita um bom conselho de um filho ou de um neto”, questiona.
A empresa intermunicipal refere que os alunos das escolas dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas têm trabalhado o tema com entusiasmo e criatividade: vídeos, desenhos, esculturas, cartazes, poemas e jogos didácticos têm desafiado a imaginação de milhares de estudantes do 1º ao 12 º anos, incluindo o ensino profissional.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo