Área Integrada da Gestão da Paisagem das Serras Norte de Ourém dá primeiros passos
Projecto promovido pelo município integra o lote restrito dos primeiros 70 a serem constituídos no país.
Decorreu na última semana uma sessão de apresentação sobre a Área Integrada da Gestão da Paisagem – Serras Norte de Ourém (AIGP-SNO), projecto formalizado em Dezembro do ano passado pelo município de Ourém. Na sessão foram esclarecidas informações sobre o programa e a adesão à futura entidade gestora.
No edifício sede da Junta de Freguesia de Urqueira, o vereador Natálio Reis e técnicos municipais receberam instituições e grupos organizados com interesse directo no desenvolvimento rural, agrícola e florestal da área de intervenção. Foram discutidos assuntos relacionados com a diminuição da vulnerabilidade aos incêndios, a reestruturação da base económica local nas freguesias de Espite, Urqueira e União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, a valorização dos terrenos florestais e ainda a importância do associativismo no desenvolvimento local.
A Câmara de Ourém formalizou, em Dezembro do ano passado, a constituição da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) denominada Serras do Norte de Ourém. A AIGP – SNO integra o lote restrito das primeiras 70 a serem constituídas no país e visa “diminuir a vulnerabilidade aos incêndios e criar condições para o desenvolvimento socio-económico e para a sustentabilidade deste território, num quadro de governança e envolvimento local”, segundo informa o município de Ourém.
A AIGP-SNO ocupa uma mancha contínua com cerca de 4.192 hectares e estão previstos diversos instrumentos financeiros específicos multi-fundos, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
