Sociedade | 01-07-2022 14:59

Autarquias querem valorizar o património da vila de Pernes

Vila de Pernes é rica em património histórico que precisa de ser valorizado

Câmara de Santarém e Junta de Pernes vão trabalhar em conjunto para promover as potencialidades dessa freguesia.

A Câmara de Santarém pretende criar um espaço museológico na antiga Casa da Câmara, em Pernes, alusiva à fundação de Pernes e o seu município, sendo um dos projetos em carteira a desenvolver no âmbito do acordo de governação estabelecido entre PSD e PS no executivo municipal. Além do centro de interpretação pretende-se tornar acessível e visitável a Torre do Relógio.
Essas ideias foram vincadas durante a visita que o vereador com o pelouro do Património Cultural, Nuno Domingos, fez a Pernes, onde foi acompanhado pelo presidente da Junta de Pernes, Raul Violante, e outros autarcas da freguesia. Inicialmente, os investimentos vão ser efectuados na chamada zona alta de Pernes começando pela colocação de um leitor de paisagem no miradouro, o qual vai permitir a interpretação dos elementos mais significativos do território envolvente, incluindo o campo onde ocorreu uma das batalhas aquando das guerras liberais. Foi também sublinhada a importância da abertura da biblioteca e da sua dinamização.
Para Nuno Domingos “é muito importante valorizar o património cultural, histórico e natural que esta vila do concelho tem para oferecer e, nesse sentido, a Câmara de Santarém vai trabalhar em conjunto com a junta de forma a promover as suas potencialidades e a inclui-la na rota de todos os que visitam o Ribatejo”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo