Sociedade | 02-07-2022 17:59

<strong>Avançam obras de requalificação da Escola Básica e Secundária do Tramagal</strong>

Investimento de mais de 800 mil euros e prazo de execução previsto de 180 dias.

Depois de um atraso de alguns meses a obra de requalificação da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, no Tramagal, concelho de Abrantes foi adjudicada, a 17 de Junho, à sociedade comercial Monthause, Unipessoal, Lda. A obra tem um investimento de 828.512,90 euros +IVA e um prazo de execução previsto de 180 dias. A Câmara de Abrantes é a responsável pela requalificação do edifício e, segundo explicou o presidente do município, Manuel Valamatos, em sessão camarária, a empreitada vai iniciar pela remoção da cobertura em fibrocimento. “Queremos aproveitar o período de férias lectivas para remover o fibrocimento”, explicou.

Só depois desta remoção se avança para a segunda fase da obra que vai decorrer em simultâneo com o período de aulas. Manuel Valamatos considera esta uma obra muito importante que vai permitir uma intervenção global substituindo as coberturas com fibrocimento por painéis sanduiche, como são conhecidos, com o intuito de melhorar o comportamento térmico do edifício, substituir a estrutura das galerias exteriores e das respectivas coberturas, a par da substituição das caixilharias e estores dos vãos esteriores.

O investimento inclui também pinturas dos elementos de betão existentes, paramentos, platibandas, substituição de portas degradadas, remodelação das instalações sanitárias, criação de percursos acessíveis para pessoas com mobilidade condicionada, substituição de instalações eléctricas e implementação de sistema de segurança contra risco de incêndios nos edifícios”, explicou o presidente do município de Abrantes.

A escola vai dispor de dez salas de aula do segundo ciclo, dez do terceiro e ciclo de secundário. O projecto obteve parecer positivo da DGEstE – Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Vamatos recordou que para assegurar a requalificação e modernização da escola o Ministério da Educação e a Câmara de Abrantes estabeleceram um acordo de colaboração através do qual o Ministério transferiu para o município a competência da administração e gestão da empreitada a executar no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020, para efeitos de candidatura a fundos comunitários. O Governo e a Câmara de Abrantes vão suportar, em partes iguais, o pagamento de metade do valor da contrapartida pública nacional da empreitada.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo