A Câmara de Azambuja prestou apoio alimentar directo a 337 famílias residentes no concelho no ano de 2021 através da entrega de cabazes, cheque social e do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC). De acordo com o relatório anual, divulgado pela autarquia, foram atribuídos mensalmente cheques sociais a 84 agregados familiares e distribuídos alimentos a 133 famílias sendo que, destas últimas, 32 receberam todos os meses um cabaz entregue pela Santa Casa de Misericórdia de Azambuja, entidade gestora do POAPMC. Foram ainda atribuídos cabazes excepcionais a 120 famílias no decorrer da pandemia e época natalícia.
Além do cheque social, que implicou uma verba de 29.970 euros, a autarquia comparticipou compras de farmácia a 103 pessoas carenciadas, que se traduziram num custo de 11.960 euros. Ao longo do ano passado foram, segundo o mesmo relatório, realizadas 96 visitas domiciliárias, 277 atendimentos sociais, 153 acompanhamentos psicológicos a adultos, sinalizadas três situações de emergência social e doados bens da loja social a uma dezena de pessoas carenciadas.
Últimas
O campino que largou as fábricas por amor ao campo e aos animais
Joaquim Salvaterra, de Santo Estêvão, fartou-se de passar uma vida a ser mal pago como operário fabril e virou-se para o campo, onde foi feliz apesar da rotina de trabalho mais dura. Os seus pares elegeram-no, aos 87 anos, para receber o pampilho de honra da 90ª edição do Colete Encarnado.
Agricultores das Caneiras com prejuízos devido ao mau estado das estradas
Mais de duas dezenas de empresários do sector agrícola queixam-se que o mau estado das estradas de campo na zona das Caneiras, em Santarém, têm causado prejuízos de milhares de euros nas culturas e em reparação de veículos. Agricultores sentem-se “desprezados” e pedem obras, que estão prometidas para Julho.
Escola Profissional de Salvaterra de Magos vence Prémio de Ciência Atlântico Júnior
Projecto premiado é constituído por um protótipo de um pequeno catamarã telecomandado com energia solar para monitorizar a qualidade da água de rios e mares. Concurso é promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
O sapo na panela
A tese da imunidade de rebanho e o atraso na compra das vacinas foram decisões estratégicas desse gabinete e se mostraram necrófilas. A ideia era manter a economia funcionando, no entanto, além de ceifar vidas, não resolveu nenhum problema econômico, porque a inflação é a maior desde o Plano Real que a controlou nos primórdios dos anos noventa.
O “Zidane da Golegã” jogou em 18 clubes, nunca foi expulso e não foi convocado uma vez por causa do Taveira
Luís Miguel Contente joga actualmente, ao fim de 35 anos como futebolista federado, nos veteranos do Sporting Clube de Portugal. Clube por onde tinha passado nas camadas jovens e onde uma brincadeira por causa do arquitecto Tomás Taveira o castigou com uma mancha no currículo de, por uma única vez na sua carreira, não ter sido convocado. Ostenta o recorde de nunca ter visto o cartão vermelho numa vida de 44 anos em que já lhe aconteceram coisas como comer a comida do cão no dia em que conheceu a rapariga com quem veio a casar e de não ter feito um treino porque o roupeiro se tinha embebedado na noite anterior.
Um filho do associativismo de Alverca que se tornou num virtuoso da concertina
O acordeão e a concertina já não são instrumentos de velhos e estão a renascer a toda a força na Escola de Música da Casa do Povo de Arcena pelas mãos do professor Vítor Rosa, um virtuoso dos instrumentos de fole que já tocou com artistas famosos como Eugénia Lima ou Tino Costa e passou por programas televisivos. Na sua primeira conversa com O MIRANTE fala da importância e do valor acrescentado de saber música nos tempos que correm.
Procuradora pede prisão para ex-comandante da GNR de Alpiarça
Sérgio Malacão está a cumprir oito anos de prisão a que foi condenado em 2018 por crimes de abuso de poder, falsificação, corrupção passiva para acto lícito, prevaricação, coacção agravada, denegação de justiça e denúncia caluniosa quando era comandante do posto de Coruche e agora arrisca-se a somar mais anos de prisão por buscas ilegais num consultório médico em Alpiarça.
Na Chamusca há uma lei “à capataz” para substituir telhados com amianto
Há dois munícipes com casas próprias no Bairro 1º de Maio que esperam há dois anos por uma licença da câmara que lhes permita mudar a cobertura de fibrocimento, que contém amianto. Os munícipes disseram ainda a O MIRANTE que a câmara impôs verbalmente o nome de uma empresa para fazer as obras.
Centro Social Paroquial de Santa Marta, de Alcanhões, celebra 25 anos
O Centro Social Paroquial de Santa Marta, de Alcanhões, vai celebrar o 25º aniversário a 5, 9 e 10 de Julho com várias iniciativas. As celebrações começam a 5 de Julho com um concerto do coro do Círculo Cultural Scalabitano, na Igreja Matriz de Alcanhões, pelas 21h30, com entrada gratuita.
“Quem disser que não tem trabalho na construção ou é mentiroso ou é muito mau”
Ricardo Vaz cedo percebeu que o seu futuro profissional passaria pela construção civil. O pai era desenhador e cresceu sempre entre obras. Nas férias escolares de Verão trabalhou na agricultura. Diz que foi importante para perceber que não queria seguir aquele caminho. Natural de Alpiarça, optou por se estabelecer na vila onde cresceu e criou o Gabinete de Engenharia Civil e Arquitectura há mais de dez anos. A área da construção civil está em fase ascendente e falta mão-de-obra e materiais para dar vazão a tanto trabalho. Na sua opinião, Alpiarça tem um grande potencial para vender e construir casas novas. Nos tempos livres pratica ciclismo com os amigos e aproveita para estar em família.
Músico de Alverca teve de vender as guitarras e é sem-abrigo
Depois de ter sido internado devido a uma depressão Gustavo Caldeira teve alta e sem dinheiro nem sítio para viver ficou a dormir na rua. Um morador ofereceu-lhe uma tenda e o músico está emocionado com o apoio que tem recebido. Serviços sociais foram alertados do caso por O MIRANTE.