Castanheira fica de fora dos balcões SNS24
Apoio vai ser prestado, numa primeira fase, apenas na delegação da junta situada nas Cachoeiras mas a comissão de utentes da freguesia diz não compreender como o centro da vila ficou de parte.
A instalação de um balcão SNS24 na União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras está a gerar polémica porque o executivo socialista liderado por Mário Batista decidiu abrir esse serviço apenas na delegação das Cachoeiras e deixou de fora a vila de Castanheira.
Uma decisão que apanha a Comissão de Utentes da Castanheira do Ribatejo de surpresa e que a deixou insatisfeita, considerando que a decisão não está correcta. Pedro Gago, líder da comissão, explica que a população de Castanheira tem ela própria muitas dificuldades em ser atendida no centro de saúde e que está a ser forçada a ir ao Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria para pedir baixas e receituário. Algo que poderia fazer comodamente nos novos balcões SNS24 lançados no último mês pelo município.
A junta de freguesia já veio dizer que vai avaliar durante um ano o funcionamento nas Cachoeiras e que só depois irá avaliar o seu alargamento à Castanheira. O presidente da junta, Mário Batista, já veio explicar publicamente que a opção pelas Cachoeiras reside em dois factores: a maior distância entre aquela localidade e o centro de saúde, o maior envelhecimento da população e as maiores dificuldades de mobilidade com menos acesso a transportes públicos. A perspectiva é que o novo balcão SNS24 esteja a funcionar até ao final do terceiro trimestre deste ano, logo que acabe a formação que uma trabalhadora da junta está a receber das autoridades de saúde para lidar com os programas informáticos.
Os novos balcões SNS24 do Serviço Nacional de Saúde pretendem aliviar a pressão sobre os centros de saúde. O serviço nasce de um protocolo assinado com a Administração Regional de Saúde e os serviços partilhados do Ministério da Saúde que permitirá aos utentes, com maior comodidade e rapidez, realizar tarefas simples que até aqui obrigavam a esperar horas nas filas das unidades de saúde, como pedir receituário ou marcar consultas. Reduzir as barreiras em lidar com os meios técnicos (como a teleconsulta) é outro dos objectivos dos balcões que, no concelho, vão ser criados numa primeira fase nos serviços municipais existentes como a Loja do Cidadão e mais tarde alargados às juntas de freguesia.
Utentes recebidos pelo Governo
A Comissão de Utentes da Castanheira foi recebida no dia 7 de Julho pelo secretário de Estado da Saúde e por representantes regionais da Saúde onde teve oportunidade de expor alguns dos problemas sentidos pela comunidade. Pedro Gago, líder da comissão, fez um balanço positivo da reunião embora note que nenhum compromisso concreto fora deixado em cima da mesa para os problemas de atendimento no centro de saúde da Castanheira.