Sociedade | 23-05-2022 10:00

Cerca de 10% do orçamento de Salvaterra de Magos foi para apoiar múltiplas entidades

Hélder Esménio continua apostado em apoiar as instituições do concelho

Um total de um milhão e 700 mil euros foi atribuído a juntas de freguesia, movimento associativo, IPSS e bombeiros durante o ano de 2021.

A Câmara de Salvaterra de Magos apoiou, em 2021, com um montante global de 1,7 milhões de euros, as juntas de freguesia, o movimento associativo, as Instituições Particulares de Solidariedade Social e os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos. Este valor, cerca de 10% do orçamento municipal, serviu para essas entidades desenvolverem múltiplas actividades, desde a área cultural até à desportiva e recreativa, assim como no apoio social, na protecção e socorro de pessoas e bens.
A Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos aprovou as contas do município relativas a 2021 com as abstenções dos eleitos do PCP e BE. Chega, PSD e CDS juntaram-se à maioria socialista no voto favorável. O presidente do município, Helder Esménio, sublinhou a taxa de execução e de cumprimento dos objectivos plasmados no Plano e Orçamento de 2021. A taxa de execução rondou os 90% apesar dos condicionalismos provocados pela pandemia de Covid-19. “Nos últimos dois exercícios a câmara despendeu mais de 600 mil euros no combate e prevenção da propagação da doença”, sublinhou o autarca socialista.
Helder Esménio explicou que, “contrariando algumas das críticas que enfatizaram o volume de obras em ano de eleições”, essa é uma crítica “infundada” uma vez que foi o ano em que o endividamento municipal mais desceu. “É cerca de um milhão de euros inferior àquele que recebemos quando tomámos posse, pela primeira vez, em Outubro de 2013, em que a dívida municipal era de 4,16 milhões de euros”, realça, acrescentando que concretizaram a arrecadação da totalidade da receita estimada. Além disso, diminuíram o prazo médio de pagamentos a fornecedores e empreiteiros para 12 dias.
O autarca destacou ainda, entre os investimentos, a rede viária e a melhoria das condições de segurança e de mobilidade pedonal e automóvel. “Nos últimos anos foram intervencionados mais de 400 mil metros quadrados de faixas de rodagem, o que corresponde a 70,4 quilómetros e um investimento acumulado de 6,7 milhões de euros”, afirma.
Mencionou ainda os arranjos urbanísticos em todas as freguesias do concelho; o arranque das obras do Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo; a remoção da cobertura de fibrocimento da Escola EB 2,3 de Marinhais; a requalificação do pavilhão do Clube de Trampolins; o início da construção dos balneários do Campo dos Carvalhos, em Glória do Ribatejo; a reabilitação do Centro Cultural do Escaroupim; o início dos trabalhos na antiga Escola “O Século”, em Salvaterra de Magos; entre outros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo