Sociedade | 13-01-2022 21:00

Cibercrime muito activo no ataque a clientes de bancos com e-mails SMS e WhatsApp

Cibercrime muito activo no ataque a clientes de bancos com e-mails SMS e WhatsApp

Páginas falsas com aspecto correspondente às dos bancos são usadas frequentemente.

O Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR) alertou hoje para a existência de várias campanhas de envio de mensagens fraudulentas a clientes de bancos, para obtenção de credenciais e dados de acesso dos utilizadores.

Também conhecida por ‘phishing’, esta técnica de fraude tem sido detectada com particular frequência nos últimos dias. Segundo uma nota publicada no site da PGR, os “emitentes alegam ser representantes dos bancos em causa e solicitam urgência na resposta”, normalmente através do acesso a um link para ‘sites’ que reproduzem a aparência das páginas dos bancos, onde introduzem os seus dados de acesso.

Estas campanhas de ‘phishing’ têm assentado, sobretudo, em mensagens de correio eletrónico, mas há também o recurso a mensagens por via telefónica ou através da aplicação móvel WhatsApp.

“Nestas campanhas mais recentes, as páginas falsas têm pretendido ter um aspeto correspondente à versão das páginas dos bancos no formato adequado a serem acedidas por telefone ou as respectivas aplicações, igualmente para utilização em ‘smartphones’”.

O Gabinete Cibercrime da PGR avisa ainda que “se a vítima aceder a eles e neles introduzir a informação que se lhe solicita (os códigos de acesso à conta bancária online), fornecerá aos autores destes factos dados de acesso, no legítimo site dos bancos, à sua conta bancária”, permitindo dessa forma a terceiros a possibilidade de fazerem movimentos bancários.

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