Sociedade | 14-08-2022 17:59

Discussão na assembleia municipal azeda relações entre PSD e CDS em Vila Franca de Xira

Filomena Rodrigues do CDS e Rui Rei do PSD estão em rota de colisão depois da última assembleia municipal

O clima azedou no PSD e CDS de Vila Franca de Xira depois de na última assembleia municipal terem havido queixas de agressões e intervenção policial. O acordo eleitoral de 2021 poderá não se repetir nas próximas autárquicas.

Enquanto Filomena Rodrigues for a líder do CDS de Vila Franca de Xira, o PSD não voltará a coligar-se com aquele partido, garantem fontes próximas da concelhia social-democrata a O MIRANTE. São os estilhaços políticos da bomba que rebentou na última Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, onde houve troca de galhardetes entre os dois partidos e, à margem, queixas de agressões e a intervenção da polícia.
As relações entre CDS e PSD acabaram mas o líder da concelhia social-democrata, Rui Rei, não quer comentar a situação por agora, recusando entrar em “politiquices”. No entanto, O MIRANTE apurou junto de vários militantes que as relações com o CDS continuarão cortadas enquanto Filomena Rodrigues for a líder daquele partido no concelho.
Na assembleia municipal, Rui Rei já tinha criticado Filomena Rodrigues acusando-a de falta de vergonha quando esta lamentou um suposto acordo de cooperação feito entre o PSD e o PS após as eleições, acordo que ambos negam. Os ânimos aqueceram durante a discussão de um pedido de suspensão de mandato do eleito Paulo Horta, que está ligado aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira.
“Foi eleita à boleia na lista do PSD. Não tem moral para falar. Estamos a falar de gente de trabalho e o que a senhora está a tentar é enlamear pessoas. Sorrisos e abraços e na primeira oportunidade saca o punhal para ferir mas só se fere a si”, avisou Rui Rei referindo-se a Filomena Rodrigues.
Quando Filomena Rodrigues evocou o nome da falecida deputada Odete Silva, mulher de Rui Rei, lembrando visitas que esta fez à Cercipóvoa, o caldo entornou-se de vez. “Peço-lhe que não fale da minha mulher, não tem o direito, nem conhecimento, nem vergonha. Tenho anos e conhecimentos suficientes para saber o que a senhora e a sua pandilha andaram a fazer”, criticou Rui Rei. Quando Filomena Rodrigues respondeu dizendo que Rui Rei a estava a machucar por ser mulher, Rui Rei rematou: A senhora não é eleita, andou à boleia e devia ter vergonha de continuar à boleia (do PSD)”.

“Nunca cumpriram com o acordado”
Contactada por O MIRANTE, Filomena Rodrigues nega que o CDS tenha entrado em ruptura com o PSD e lembra que o PSD não elegeu dois vereadores sozinho. “Não faz sentido esta postura e se quisermos ir por aí nem nunca reuniram connosco para discutir o programa nem cumpriram com o acordado, mas isso são águas passadas”, lamenta a autarca, que diz que o foco principal é servir a população. “O que queremos é apresentar ideias, propostas e sugestões em todas as assembleias que ajudem a população”, garante.
A assembleia, recorde-se, esteve mais de uma hora interrompida porque, depois da troca de palavras entre Rui Rei e Filomena Rodrigues, terá havido uma altercação junto à porta do Pavilhão do Cevadeiro, onde decorria a sessão, entre Fernando Fernandes, eleito do Chega de Vialonga, e Rui Rei, com acusações de alegadas agressões. Pouco depois houve novo momento quente, dessa vez entre o vereador do Chega, Barreira Soares, e Rui Rei, valendo a intervenção de outros eleitos que se encontravam no local.

Rectificação

Rui Horta Carneiro não esteve na assembleia

Na última edição de O MIRANTE escrevemos que as alegadas agressões entre eleitos terão tido início aquando da discussão de um pedido de suspensão de mandato de Rui Horta Carneiro, quando na realidade foi um pedido do eleito Paulo Horta. O administrador dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento não teve, por isso, qualquer relação com o facto relatado nem o seu nome ou cargo esteve sob apreciação da assembleia, pelo que ao visado e aos leitores apresentamos desculpas pelo lapso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo