Empresa retira trotinetas das ruas de Santarém, Almeirim e Cartaxo
As trotinetas eléctricas Bird vão deixar de circular nas cidades ribatejanas, após uma experiência que durou sete meses
A primeira empresa a implementar um sistema de trotinetas partilhadas em Santarém decidiu revogar o acordo de cooperação que tinha assinado com o município e retirar os veículos das ruas até dia 24 de Novembro. A proposta de revogação do acordo foi aprovada na reunião de câmara de 14 de Novembro. A Fastbird Rides Portugal vai também deixar de operar nas cidades de Almeirim e do Cartaxo, as outras localidades da Lezíria do Tejo onde há uma rede de trotinetas eléctricas de uso partilhado. A empresa já tinha anunciado antes a sua saída de Tomar, a primeira cidade ribatejana onde se implantou, em Abril de 2021.
Em Santarém, Almeirim e Cartaxo as trotinetas da Bird chegaram em Abril de 2022, mas a experiência durou apenas sete meses. A empresa justifica o fim da experiência com o cenário macroeconómico desfavorável e o aumento do preço da energia, o que obrigou a uma contenção de custos e a fechar as operações em várias cidades. No caso de Santarém, existe ainda a presença de uma segunda operadora no mercado que disponibiliza trotinetas e também bicicletas eléctricas, que chegou depois da Bird e apresenta condições consideradas menos onerosas para os utilizadores.
Recorde-se que, em 21 de Março de 2022, o executivo da Câmara de Santarém aprovou a minuta do acordo de colaboração com a Fastbird Rides Portugal, Unipessoal, para o desenvolvimento da mobilidade partilhada no município de Santarém com vista à instalação e operação dos sistemas de trotinetas partilhadas Bird. O acordo de cooperação foi assinado em 18 de Abril de 2022 e tinha prazo de um ano, renovável automaticamente por igual período caso ambas as partes estivessem de acordo.