Sociedade | 03-08-2022 07:00

Edição Semanal. Encontro de Renault 4L junta uma centena de pessoas na Chamusca

Encontro de Renault 4 L da Chamusca deu o mote para o convívio entre apaixonados do modelo francês

Ao longo do ano são várias as iniciativas organizadas pela União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande que trazem centenas de pessoas vindas de todo o país para visitar o concelho. Uma das últimas foi o sexto encontro de Renault 4L que O MIRANTE acompanhou durante o dia de sábado, 23 de Julho.

O MIRANTE participou no encontro de Renault 4L que juntou na Chamusca cerca de uma centena de pessoas e mais de meia centena de carros. Bernardo Areosa comprou a primeira 4L há seis anos para dar seguimento a uma paixão antiga que herdou do seu pai. O interesse pelo passado é algo que gosta de cultivar, razão para ter várias bicicletas pasteleiras e ter comprado recentemente um Volvo 144 S. Natural de Santarém, adoptou a Chamusca como a sua terra e hoje em dia é um dos munícipes mais activos no movimento associativo. “É preciso gente com iniciativa e que goste da terra. Se não for assim, vai-se tudo embora”, sublinha.
O grupo que conversa com o repórter de O MIRANTE é composto por José Carlos, natural de Vila Nova de Famalicão, Hermínio Sabino, de Almancil, e Fernando Dinis, das Caldas da Rainha. José Carlos veio de 4L desde Campo do Gerês, em Terras de Bouro. A primeira vez que participou foi por curiosidade, mas agora vem todos os anos pela amizade, acolhimento e pela equipa que organiza. “Já me sinto obrigado a visitar a Chamusca. Apaixonei-me pela terra e pelas pessoas”, salienta. Fez quase 400 quilómetros e só parou uma vez para almoçar. Tem o clássico original há mais de 15 anos e garante que nunca ficou a pé. Utiliza-o principalmente para ir buscar as netas ao infantário uma vez que também elas são apaixonadas pela carrinha. A maior aventura que viveu ao volante foi uma viagem de ida e volta ao Vaticano. Foi há sete anos e deu tempo para ver o Papa e visitar Roma.
Hermínio Sabino é o mais extrovertido do grupo e um dos que veste orgulhosamente uma t-shirt de O MIRANTE, que foi parceiro da iniciativa. Fez oito horas de viagem para participar pela primeira vez no encontro, convidado por Jorge Silva Santos. “Quem é que não conhece o Jorge? É a pessoa mais simpática que conheço”, vinca. Já leva nove anos em encontros de 4 L e quase todos os meses faz uma viagem com ela para visitar amigos que partilham a mesma paixão. Fez duas vezes a Nacional 2, entre Chaves e Faro, e levou a carrinha para a Madeira para confirmar que se aguentava nas subidas. “Passa nos testes que lhe faço sempre com distinção. Não a trocava por um Ferrari”, afirma sorridente.
Se Hermínio Sabino é o que tem a personalidade mais vincada Fernando Dinis é o participante com a 4L mais colorida. Amarela e descapotável, é uma das quatro que tem na colecção. A paixão herdada do seu pai já o fez gastar dinheiro em três carrinhas num ano. Já fez a Costa Vicentina duas vezes com caravana atrelada e também já foi a França tendo percorrido quase seis mil quilómetros. “Não há carro nenhum que junte tantos amigos como este”, afirma.

Junta da Chamusca contribui para valorizar o associativismo
Num concelho que perde população todos os anos é cada vez mais habitual encontrar pessoas de vários cantos do país que visitam a Chamusca para participar nas iniciativas promovidas pela União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande. No sábado, 23 de Julho, O MIRANTE acompanhou mais uma edição do encontro de Renault 4L, uma iniciativa que teve que alongar-se para concelhos vizinhos. O encontro teve a participação de mais de uma centena de apaixonados pelo carro clássico que, por curiosidade, também faz parte da colecção do Papa Francisco.
Nos últimos dois meses a autarquia voltou a reerguer a tradicional Segunda-Feira de Sestas e organizou o sexto encontro de Bicicletas Antigas, que juntou mais de duas centenas de pessoas na vila. Jorge Silva Santos é membro da mesa da assembleia de freguesia e o principal impulsionador das iniciativas. A O MIRANTE explica que o encontro das 4L surgiu depois de ser desafiado por vários amigos, que não compreendiam como é que num concelho com os recursos naturais da Chamusca não existem eventos que promovam o convívio e divulguem o património. “O primeiro encontro teve 12 carrinhas, agora já são mais de meia centena..

Encontro de Renault 4 L da Chamusca deu o mote para o convívio entre apaixonados do modelo francês
Encontro de Renault 4 L da Chamusca deu o mote para o convívio entre apaixonados do modelo francês

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo