Sociedade | 14-08-2022 09:59

Escolas de Azambuja recebem 59 mil euros para gerir o próximo ano lectivo

Município vai transferir verbas para os três agrupamentos de escolas entre Setembro e Novembro. Direcções dos estabelecimentos de ensino vão assumir competências de contratação, aquisição de material e manutenção de equipamentos.

Os três agrupamentos de escolas do concelho de Azambuja vão receber no ano lectivo 2022/2023 um montante global de 59 mil euros no âmbito da delegação de competências e protocolo de colaboração com a Câmara de Azambuja. Os montantes vão ser transferidos em duas tranches, uma em Setembro e outra em Novembro.
Para o município de Azambuja, liderado por Silvino Lúcio, a delegação de competências vem trazer uma “desburocratização dos processos administrativos” e possibilitar uma melhor resposta à especificidade de cada estabelecimento de ensino e, consequentemente, a obtenção de maiores ganhos e melhorias de desempenho.
Os directores dos agrupamentos de escolas assumem a partir do próximo ano lectivo as competências de contratação pública, de fornecimento de bens e serviços externos essenciais ao normal funcionamento dos estabelecimentos, nomeadamente de equipamento e material de higiene, limpeza, realização de pequenas intervenções de conservação e manutenção de equipamentos escolares.
Para suportar os custos destas novas competências, o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja vai receber 10.185 euros, o Agrupamento de Escolas de Azambuja 24.500 euros e o Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras 10.685 euros. A estes valores acresce o financiamento do protocolo de colaboração para a aquisição de material didáctico para as salas de pré-escolar e 1º ciclo que se traduz num montante global de 13.650 euros para os agrupamentos de escolas do concelho.

21 mil euros para a compra de material escolar
As escolas com 1º ciclo e ensino pré-escolar da rede pública e solidária do concelho de Azambuja vão receber do município um apoio global de 21.588 euros para a compra de kits de material escolar para as crianças. A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo realizada a 26 de Julho.
Dentro da rede pública de ensino, Azambuja vai receber um total de 8.694 euros, Aveiras de Cima recebe 4.272 euros e o Alto Concelho 3.240 euros. Para a rede privada solidária vai ser transferida uma verba de 360 euros para Aveiras de Baixo, 1.500 para Aveiras de Cima, 1.752 para Azambuja, 1.260 para a Santa Casa da Misericórdia de Azambuja e 240 para a Cerci Flor da Vida.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo