Sociedade | 20-04-2022 11:59

Falta de calceteiros foi tema na reunião de câmara de Tomar

Autarcas esperam que se coloque um ponto final na prática de colocar alcatrão em passadeiras calcetadas. Presidente da câmara afirmou que o município tem apenas um calceteiro.

A Câmara de Tomar tem colocado alcatrão em várias passadeiras calcetadas nas ruas da cidade, medida que levou a uma tomada de posição do vereador Luís Francisco (PSD) em sessão camarária. O autarca afirmou não compreender como é que essa solução passou a ser uma prática recorrente e que tem contribuído para passar uma má imagem da cidade.

Luís Francisco considera que tem de existir material disponível para os técnicos municipais intervirem nas calçadas de Tomar e que, se houver défice de calceteiros nos quadros da autarquia, deve estabelecer-se um contrato com uma empresa desse sector de actividade para resolver situações desse género.

Anabela Freitas (PS), presidente da câmara, concordou com a tomada de posição do vereador, afirmando que não é bonito remendar as passadeiras com massas frias e que vai ser inevitável “ir acabando com as passadeiras calcetadas”, dando o exemplo do que já foi realizado em algumas avenidas da cidade.

A presidente explicou que a substituição por passadeiras pintadas é essencial por questões de segurança rodoviária, assunto que já foi conversado com a PSP (Polícia de Segurança Pública) e a GNR (Guarda Nacional Republicana). Anabela Freitas partilhou ainda o facto de haver apenas um calceteiro nos quadros do município e que tem sido muito difícil arranjar empresas para realizar trabalhos. “Não queremos substituir os passeios porque a calçada faz parte da cultura de Tomar, mas têm que se fazer ajustes”, disse, acrescentando que o custo de manutenção das passadeiras calcetadas implicaria um investimento maior do que desfazer e pintar.

Filipa Fernandes, vereadora socialista, referiu ainda que as passadeiras calcetadas colocam muitas contrariedades a pessoas com mobilidade reduzida. “Quem anda de cadeira de rodas, por exemplo, tem-se queixado da dificuldade que sente ao atravessar essas passadeiras. Acho que é um factor importante de relevar”, vincou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo