Sociedade | 20-09-2022 09:59

Ferreira do Zêzere celebra os 800 anos do Foral Vila Ferreiro

Município de Ferreira do Zêzere vai firmar um protocolo com a família de Alfredo Keil tendo em vista uma exposição a realizar com o espólio do autor do hino nacional, “A Portuguesa”.

Porque são 800 anos, o Município de Ferreira do Zêzere irá apresentar no dia 24 de Setembro, sábado, 800 minutos de actividade cultural e desportiva na celebração do oitavo centenário do Foral Vila Ferreiro. Uma exibição de vídeos ilustrativos das associações e apresentações ao vivo das actividades representativas de cada colectividade irão ocorrer na Praça Dias Ferreira, em frente ao edifício da câmara municipal, entre as 09h00 e as 22h00.

A sessão solene comemorativa tem lugar às 16h30, no Centro Cultural de Ferreira do Zêzere. Aí será assinado um protocolo com a família Keil para a cedência do espólio de Alfredo Keil para uma exposição a realizar no concelho. Recorde-se que o autor do hino nacional “A Portuguesa” passava férias regularmente no concelho, na localidade de Vales, por vezes acompanhado pelo rei D. Carlos I. Alfredo Keil escreveu “A Portuguesa” em 1890, tendo-se dirigido à Filarmónica Frazoeirense para experimentar ao vivo a marcha que tinha composto, uma vez que era a banda mais próxima.

No sábado será também apresentado, em parceria com a Fundação Maria Dias Ferreira, o 15.º livro da colecção Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere. “Pedro Ferreiro, o Besteiro do Rei”, foi escrito por Risoleta Pinto Pedro e conta com a ilustração de Teresa Sá da Bandeira.

Em 1222, no reinado de D. Afonso II, lavrou-se um documento que marca simbolicamente a origem do concelho, ainda que na altura dissesse respeito apenas a uma pequena zona do mesmo designada por Vila Ferreiro. Tratava-se da doação de terras, aos povoadores que as quisessem habitar, por parte de Pedro Ferreiro e sua esposa Maria Vasques. Este tipo de doações, designadas por foral ou carta de foral, estabeleciam as relações entre os moradores e destes com o doador das terras, numa época em que se procurava consolidar a posse dos territórios que iam sendo conquistados aos mouros através do seu povoamento, cultivo e defesa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo