Sociedade | 18-06-2022 07:00

Filarmónica União Samorense celebra 101 anos com homenagens a sócios e alunos

Filarmónica Samorense distinguiu sócios e amigos da instituição numa cerimónia bastante acarinhada

SFUS comemorou mais um aniversário com uma sessão solene que distinguiu sócios com 25 e 50 anos de “casa”. Quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Samora Correia receberam o Prémio Professor João Fernandes Pratas.

A comemoração dos 101 anos da Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS) reuniu cerca de uma centena de pessoas numa sessão solene que prestou homenagem aos sócios com 25 e 50 anos de ligação à colectividade. Na iniciativa, que se realizou a 10 de Junho na sede da associação, foram também entregues os prémios Professor João Fernandes Pratas a quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Samora Correia.
Foram distinguidos cerca de meia centena de sócios. Para alguns deles, como é o caso de Carlos Pato, vestir a camisola da SFUS é um motivo de orgulho e uma satisfação indescritível. Actualmente com 68 anos, Carlos Pato recorda a O MIRANTE o dia em que se tornou sócio, quando tinha 18 anos. Meio século depois, confessa que tem sido uma honra servir a colectividade e desempenhar vários cargos directivos com a intenção de continuar a fazer da SFUS uma associação de referência no concelho de Benavente. “É uma honra e satisfação receber a distinção de uma colectividade única e que tem sido muito importante no meu desenvolvimento enquanto homem. Tenho orgulho do percurso que fiz aqui dentro”, disse.
Os prémios Professor João Fernandes Pratas foram entregues a quatro alunos do Agrupamento de Escolas de Samora Correia, nomeadamente Eva de Sousa, Rita Barata, Massimo Yaremchuk e Bernardo Piteira. O prémio foi criado há seis décadas para distinguir alunos com um percurso escolar de alto nível e que, ao mesmo tempo, tenham qualidades humanas, espírito de iniciativa e solidariedade. Luísa Carvalho, diretora do agrupamento, vincou que o prémio valoriza a vertente académica, mas sobretudo distingue os jovens que trabalham diariamente para serem bons cidadãos.
Carlos Pernes, presidente da SFUS, agradeceu a todos os sócios e amigos da SFUS, realçando que “as distinções são importantes porque as associações e colectividades são como universidades do povo”, acrescentando que “iniciam um novo século com responsabilidade de honrar o legado que foi deixado”.
A direcção liderada por Carlos Alberto Pernes tomou posse há cerca de um mês, depois de ter saído em 2003, e já foram responsáveis pela organização de um evento desta magnitude. As comemorações do aniversário já tiveram eventos de homenagem a sócios falecidos, Festival de Folclore do Rancho Ceifeiras e Campinos da SFUS e um encontro de bandas. Realizou-se ainda um concurso de pesca, o concerto da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, um espectáculo do Grupo de Teatro da SFUS, entre outras actividades. “É preciso trabalhar muito para manter a associação com o prestígio que tem e uma oferta cultural que envolve áreas como a música, o teatro, a dança, o rancho, o fandango e diversas modalidades desportivas”, afirmou Carlos Pernes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo