Sociedade | 16-08-2022 12:00

Grupo Desportivo de Vialonga renasce todos os dias

Ricardo Antunes assumiu a presidência do clube em finais de 2021

Direcção do Grupo Desportivo de Vialonga diz que está motivada para enfrentar os desafios futuros com garra e amor à camisola. Com sete décadas de vida, o clube vai apostar na renovação e implementar novas dinâmicas de trabalho.

Ricardo Antunes, 47 anos, é o rosto da reestruturação do Grupo Desportivo de Vialonga (GDV) desde 2019, quando integrou a comissão administrativa do clube assumindo, em finais de 2021, o papel de presidente, contando com a ajuda de mais 10 elementos nos órgãos sociais.
“O clube em primeiro lugar” é a frase mais vezes repetida por Ricardo Antunes durante a conversa com O MIRANTE. A associação completa este ano 70 anos de existência e vai apostar na renovação e na implementação de novas dinâmicas de trabalho. A liderança vai passar a ser partilhada por todos os elementos da direcção, com o objectivo de delegar tarefas e ouvir todas as opiniões. “Tem de se colocar o clube sempre em primeiro lugar; só assim se pode emendar os erros do passado”, afirma.
O emblema de Vialonga luta actualmente com “um pesado fardo” herdado da presidência anterior. Há muitas contas por pagar e obras estruturais de fundo por realizar, explica o dirigente. Algumas das dívidas do clube foram pagas no último ano, embora exista muita dificuldade em gerar receitas.
O trabalho realizado nos últimos três anos já apresenta resultados positivos: o número de atletas aumentou e as modalidades de futebol, futsal, andebol, natação, ginástica, patinagem artística, karaté e zumba têm cada vez mais adeptos. A associação também está cada vez mais próxima dos sócios, que têm tido a preocupação de pagar as quotas e ajudar o clube na realização de actividades. Com o regresso da equipa de futebol sénior às competições, depois de um ano impedida de o fazer, o clube espera recuperar a presença dos adeptos no estádio.
A substituição do relvado sintético vai finalmente acontecer, numa empreitada que vai ser suportada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Além do relvado, o clube candidatou-se ao Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA) e ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) de forma a poder restruturar parte do que ficou degradado, por falta de cuidado da direcção anterior, nomeadamente os balneários e o pavilhão.
Ricardo Antunes cresceu em Vialonga e foi atleta do Grupo Desportivo de Vialonga durante vários anos. O presidente refere que a missão do clube é ensinar a parte técnica das modalidades, mas sobretudo formar cidadãos exemplares, onde os princípios do respeito e da amizade têm que ser praticados diariamente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo