Sociedade | 18-01-2022 15:00

Hospital de Campanha em Fátima vence Orçamento Participativo de Ourém

foto DR

Dos onze projectos a sufrágio dos Bombeiros Voluntários de Fátima foi o que obteve mais votos

Um espaço para receber um hospital de campanha, proposto pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fátima, no valor de cerca de 73 mil euros, ganhou a segunda edição do orçamento participativo de Ourém. A proposta recebeu 1.083 votos. Esta edição superou a anterior no total de votos tendo contabilizado um total de 2.755, distribuídos pelos 11 projectos a sufrágio, nas várias áreas temáticas.
Na descrição da proposta vencedora, designada “Parada para receber hospital de campanha do INEM”, lê-se que “em resposta ao crescente número de peregrinações anuais que implicam a montagem deste equipamento na freguesia”, a associação humanitária “pretende incluir uma área destinada à montagem deste equipamento, englobada na infra-estrutura global de socorro de Fátima”.
Trata-se de uma estrutura móvel, composta por diversos equipamentos devidamente armazenados num veículo longo. Na globalidade é composto por 17 tendas insufláveis, com uma área total de 4.307,15 m2, que inclui estruturas hospitalares, zona de alojamento de equipa e zona de comando de operações.
Em sessão camarária de 3 de Janeiro, Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, salientou que, “sendo um dos principais objectivos da iniciativa apelar à participação cívica na gestão autárquica, consideramos que foi, mais uma vez, plenamente conseguido e a demonstrá-lo está o facto de algumas propostas terem sido objecto de mobilização massiva dos seus apoiantes”.
Os 10 primeiros projectos, por ordem ascendente em termos de votação, são “Modalidade para Todos”, o parque infantil da Associação Escola na Floresta, “Brincar na Escola como na rua”, a recuperação da encosta do alto de Caxarias, a criação de um albergue de peregrinos num antiga escola na Sandoeira, “Rede de Percursos Pedestres”, “Ourém Free Padel”, “Cinema a céu aberto”, “Observatório cultural” e um projecto de equipamentos para ginástica sénior em Caxarias.
A primeira edição do Orçamento Participativo de Ourém decorreu em 2019 e duas propostas foram vencedoras: requalificação de um espaço público inutilizado em espaço desportivo (campo de ténis), no valor de 49.035 euros, em Fátima, e uma piscina de água corrente, em Espite (47.500 euros). Luís Albuquerque adiantou que o campo de ténis está executado, estando previsto, este mês, “o início dos arranjos exteriores, trabalhos que não foram incluídos na proposta, mas que a câmara vai executar, por cerca de 40 mil euros”. Quanto à segunda proposta o autarca explicou que “aguarda execução por questões administrativas e não por responsabilidade do município”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo