Sociedade | 03-03-2022 10:00

Hospital de Santarém acompanha 1300 diabéticos em consulta criada há 30 anos

Médicas Cristina Esteves e Cristina Santos e o nutricionista Santo Amaro são os pioneiros da consulta da diabetes

Da equipa inicial que formou a consulta da diabetes mantêm em funções as médicas Cristina Esteves e Cristina Santos e o nutricionista Santo Amaro.

Faz este mês de Março 30 anos que o Hospital Distrital de Santarém tem uma consulta de diabetes criada por uma equipa de profissionais, da qual ainda se mantêm em funções as médicas Cristina Esteves e Cristina Santos e o nutricionista Santo Amaro. Nesta consulta são actualmente seguidos 1300 doentes, sobretudo diabéticos tipo 1 e tipo 2 insulinotratados, com graves complicações, particularmente os que apresentam complicações oftalmológicas, nefrológicas, cardiológicas e neurológicas.

A médica Cristina Esteves recorda que a consulta integrou logo de início uma equipa multidisciplinar de enfermagem, medicina interna e nutrição, com a colaboração de oftalmologia, cirurgia, cardiologia, urologia e neurologia. Sete anos depois foi implementado o hospital de dia de diabetes, que “permitiu gerir de forma mais integrada e contínua o apoio ao doente diabético através da alocação de um enfermeiro a tempo inteiro”.

Em 2000 foi criado o Núcleo de Diabetes, coordenado a partir de 2010 por Cristina Esteves, que incluía uma equipa de quatro médicos e uma enfermeira com formação específica dedicada a ensinos individuais e de grupo. Surgiu entretanto a Consulta de Diabetes e Gravidez, dedicada ao seguimento de grávidas diabéticas.

Para a médica Cristina Esteves, coordenadora do serviço, estas três décadas têm sido de “muito trabalho e dedicação, pautados por atualização e diferenciação crescentes de toda a equipa”. A clínica refere ainda que é objectivo após o período de pandemia retomar a investigação com participação em ensaios clínicos, bem como manter a atividade formativa com cursos e palestras dirigidas a médicos e enfermeiros do hospital e dos centros de saúde.

A médica internista Cristina Santos realça que “a nova tecnologia inovadora associada à autovigilância da glicemia intersticial veio facilitar a vida dos utentes e dos profissionais de saúde”.

A equipa do Núcleo de Diabetes é atualmente constituída por seis médicos e dois enfermeiros dedicados à área, dois nutricionistas e uma podologista.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo