Os suspeitos do assalto ao idoso de Fajarda, concelho de Coruche, são uma ex-inquilina de David Francisco e um amigo dela. O antigo coveiro do cemitério de Coruche, viúvo há oito anos, viveu momentos de aflição na noite de segunda-feira, 27 de Dezembro, quando os assaltantes entraram em casa e o amarraram e colocaram um saco na cabeça, obrigando-o a entregar os 70 euros que tinha consigo. Levaram também o fio de prata que usava ao pescoço.
David Francisco, que também trabalhou vários anos na manutenção de caminhos-de-ferro e não tem contacto com a família, identificou a mulher como sendo sua inquilina durante mais de um ano, mas não conseguiu identificar o segundo suspeito. O idoso conta a O MIRANTE que a mulher viveu numa moradia na sua propriedade, ao lado da habitação onde ele reside, relatando que tiveram algumas desavenças. “Não me pagava e andava sempre aí um corrupio de gente a entrar e a sair de casa”, recorda.
O antigo coveiro conta que a mulher deixou a casa há cerca de dois meses, após, alegadamente, lhe ter furtado 200 euros em dinheiro, algumas ferramentas e um par de botas de cabedal, voltando apenas no dia do assalto. O idoso salienta que a mulher o visitou na noite do assalto, por volta das 21h00, com o suposto propósito de recuperar os pertences que tinham ficado na habitação que tinha arrendado, mas acabou por não os ir buscar e voltou à habitação de David Francisco acompanhada de um homem para o assaltar.
Quando o agarraram à força para o manietar, o idoso acabou por ficar com marcas no pescoço, nas mãos e na cara, tendo também, segundo diz, levado um murro na cara. Quando se puseram em fuga os assaltantes fecharam a porta à chave e o idoso conseguiu sair por uma janela para pedir ajuda. A GNR tomou conta da ocorrência, mas a investigação foi entregue à Polícia Judiciária, por se tratar de um assalto com recurso a violência e sequestro.
David Francisco vive na Fajarda há mais de 50 anos e nunca tinha passado por uma situação destas. Já tinha arrendado a casa a outras pessoas mas nunca teve problemas. Depois do que aconteceu já não tem vontade de voltar a arrendar a casa.
Últimas
Edição Semanal. Comerciantes voltam a sorrir com o 13 de Maio em Fátima
Proprietários de lojas de venda de artigos religiosos não esconderam a satisfação pelo regresso da grande peregrinação do 13 de Maio a Fátima. A reportagem de O MIRANTE testemunhou a alegria dos lojistas que assumem que os primeiros dias de Maio são um balão de oxigénio para compensar os meses onde o negócio é pouco ou nenhum.
Vila Franca suspende PDM para permitir construção de cais de contentores na Castanheira
Nova infraestrutura deverá movimentar 10 mil contentores de 20 pés no primeiro ano e quase 50 mil no final da concessão de trinta anos. Navegabilidade será feita consoante as marés por causa do assoreamento do rio. Vila Franca de Xira suspendeu PDM para permitir o avanço da construção.
Diogo Gomes lidera Conselho de Profissão da Secção Sul da Ordem dos Engenheiros Técnicos
Dirigente é também vereador da Câmara Municipal de Santarém Diogo Gomes, actualmente vereador da Câmara de Santarém, foi escolhido pelo Conselho Directivo da Secção Regional do Sul para o cargo de presidente do Conselho da Profissão. Trata-se de um órgão que tem como missão zelar pelo cumprimento do código deontológico dos engenheiros técnicos e emitir…
Tribunal da Concorrência será mais rápido se advogados escreverem menos e testemunhos forem limitados
O presidente da Comarca de Santarém, que abrange o distrito, e do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, de competência nacional, critica as peças processuais extensas e pouco claras remetidas a este tribunal, lamentando a cultura de prolixidade na justiça. Luís Miguel Caldas mesmo sabendo ser um tema polémico defende também que, em colaboração com os advogados, se deve limitar o tempo dos depoimentos das testemunhas. Medidas que, sugere, tornariam o tribunal mais rápido e com menos custos.