<strong>Ilustrador de Alverca finalista em bienal de humor de Penela</strong>
Cartoons de Adão Conde estão também expostos no World Press Cartoon que se realiza nas Caldas da Rainha até 28 de Agosto, certame onde também estão os vilafranquenses António Antunes e Vasco Gargalo.
O ilustrador alverquense Adão Conde é um dos vinte finalistas, entre 1670 trabalhos de 550 artistas de 79 países, da VIII Biennial of Humour Luiz d’Oliveira Guimarães, promovido no município de Penela. O desenho distinguido mostra uma fénix com o rosto de Pedro Santana Lopes a reerguer-se das chamas de um passado político conturbado e foi publicado no semanário Tal&Qual. A mostra abre ao público a 3 de Setembro e encerra a 25 de Setembro.
Adão Conde, que O MIRANTE já deu a conhecer numa entrevista publicada antes da pandemia, é também um dos ilustradores do concelho de Vila Franca de Xira presentes na 17ª edição do World Press Cartoon, que decorre até 28 de Agosto nas Caldas da Rainha. O júri internacional selecionou o cartoon “verão assombrado”, um desenho de um veraneante na praia que foi publicado no jornal Valor Local. No World Press Cartoon estão também representados outros dois autores do concelho de Vila Franca de Xira: Vasco Gargalo e António Antunes.
Adão Conde, que deixou a assessoria política e a arquitectura para se dedicar por inteiro à ilustração, a sua paixão, gosta de espelhar a realidade nos seus trabalhos e considera que os cartoons são o principal sinal da vitalidade da imprensa e da liberdade de expressão. Explora várias técnicas artísticas, da água-forte à serigrafia e tem trabalhos em diversas colecções de natureza privada e institucional, em Portugal e no estrangeiro.