Sociedade | 03-08-2022 10:00

Infestações de baratas em Alverca preocupam moradores

Todos os anos o problema gera queixas mas este Verão os insectos rastejantes estão a deixar quem vive em algumas zonas da cidade à beira de um ataque de nervos. Câmara de VFX diz que está a esforçar-se para erradicar a praga.

O tempo quente e seco das últimas semanas está a fazer explodir o número de casos de infestações de baratas em várias zonas da cidade de Alverca e os moradores clamam ao município por soluções rápidas e eficazes que resolvam o problema. Relatos de moradores a O MIRANTE dão conta de baratas dentro de apartamentos, cafés, lojas, dentro de máquinas da loiça e da roupa e máquinas de café. A presença desta praga está a ser difícil de ignorar e não parece haver solução à vista.
A campanha de desbaratização na cidade foi feita em Junho mas apenas um mês depois o problema parece até ter piorado. Os relatos de incidentes envolvendo os insectos têm sido frequentes e em áreas diferentes da cidade sendo os incómodos mais sentidos nas zonas da Panasqueira, Igreja dos Pastorinhos e Quinta da Ómnia.
Patrícia Silva mora em Alverca há dois anos e mesmo tendo redes mosquiteiras em todas as suas janelas já encontrou baratas dentro de casa. “No ano passado não foi assim, apareceu-me uma e a situação foi resolvida. Este ano já apareceram mais. Já enviei um e-mail para o município a expor a situação mas acredito que deviam ser mais frequentes as acções de desbaratização”, explica.
Outra moradora, Sofia Martins, afirma ter tido sempre problemas com baratas no Verão. Com animais de estimação e um bebé que já gatinha em casa, diz que os produtos que pode usar são limitados. Conta que por várias vezes as baratas sobem pelas paredes e que até já as encontrou dentro da máquina de café. “Sempre tive este problema. O pior é que são animais nojentos e que fazem ninhos rapidamente, é muito pouco higiénico”, sublinha.
O MIRANTE conversou com uma família que descreveu o seu problema. Regressaram de férias há poucos dias e encontraram a casa invadida por aqueles insectos e nenhum espaço foi poupado, como casas-de-banho, quartos, roupeiros e paredes da casa. Já escreveram à câmara e confessam ter gasto uma boa quantia a comprar produtos para eliminar o problema, embora sem qualquer resultado.
A Câmara de Vila Franca de Xira esclarece que, para além das campanhas de desbaratização programadas, serão efectuadas outras acções pontuais resultantes de participações dos munícipes e do grau de infestação detectado. Promete que todas as situações relatadas e detectadas serão alvo de intervenção, independentemente de serem efectuadas ao abrigo das campanhas específicas ou serem consideradas situações pontuais e com necessidades de desinfestação. A autarquia explica ainda que estão previstas novas acções de prevenção e controlo para a primeira semana de Agosto.
As campanhas de desbaratização são feitas com recurso a insecticidas e aplicados directamente nos colectores domésticos de esgotos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo