Sociedade | 03-03-2022 14:59

Luta dos rendeiros de Almeirim em livro para não esquecer a ditadura

José Bento Sampaio recorda a luta dos rendeiros para manter as suas terras

Obra de José Bento Sampaio conta a história dos rendeiros de Almeirim e da sua luta para manter o direito às terras onde trabalhavam há mais de 90 anos.

Obra de José Bento Sampaio conta a história dos rendeiros de Almeirim e da sua luta para manter o direito às terras onde trabalhavam há mais de 90 anos. O médico pediatra apresentou a obra, uma peça de teatro, na sua terra. O livro aborda os acontecimentos ocorridos em 1973 quando os rendeiros de Almeirim foram expulsos das suas terras pelo senhorio. José Sampaio, que vivenciou os acontecimentos na primeira pessoa. Para o autor esta é a obra mais importante que já escreveu, considerando-a uma ferramenta para que as gerações mais novas leiam e não deixem a história repetir-se. “É um contributo para a sociedade não deixar cair a ditadura no esquecimento”, vincou o autor.
Com “Terra Velha”, o escritor de Almeirim estreia-se na dramaturgia. Para além da sua vivência dos acontecimentos, o autor recorreu também a documentos históricos para reforçar e enriquecer a obra. José Sampaio considera que o livro representa apenas metade do trabalho e que o objectivo é que seja levada à cena. “Era um orgulho enorme para mim ver este trabalho num palco”, confessou.
O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, garante que a obra será disponibilizada nas bibliotecas do concelho. O autarca vai desafiar o Agrupamento de Escolas de Almeirim, no âmbito das actividades do Plano Nacional de Artes da Direcção Geral da Educação para representarem a peça.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo