Sociedade | 26-05-2022 12:00

Os pequenos produtores e a Semana da Ascensão na Chamusca

Semana da Ascensão na Chamusca tem animação musical, feira de artesanato, feira social, espaços de gastronomia e vários eventos tauromáquicos

Vanessa Marques, apicultora, Patrícia Garcia e Gracinda Garcia, artesãs, e João Dias, produtor de sementes caramelizadas, são alguns dos comerciantes com expositor na Semana da Ascensão na Chamusca.

Longe vão os tempos em que a Semana da Ascensão da Chamusca era uma grande mostra de artesanato, mas ainda há quem se deslumbre com o encanto dos trabalhos manuais e o talento de quem os produz, como é o caso de Gracinda Garcia e Patrícia Garcia, mãe e filha, naturais da Carregueira, os rostos do projecto “Arte da Cindinha”.

 Vanessa Marques, 33 anos, trabalha em apicultura desde o início da adolescência, quando começou a acompanhar o pai nas visitas às mais de duas centenas de colmeias que ainda mantêm na zona de Montalvo, concelho de Constância. Em conjunto com a irmã, Vânia Marques, estão na Ascensão para mostrar às pessoas a qualidade do mel, multiflora e rosmaninho, produzido pela “miss beekeeper”, o nome da sua empresa.

Tiago Dias vem de Seia, na Serra da Estrela, para mostrar às pessoas o seu novo projecto, intitulado “Boutique dos Cereais”. Durante vários anos trabalhou na produção de queijos, presuntos, enchidos, e percorria todo o país com a casa às costas. Durante a pandemia, um grupo de amigos incentivou-o a materializar a sua paixão pelo processo de caramelização de cereais e desafiou-o a começar um negócio.

*Leia a reportagem completa na edição semanal em papel desta quinta-feira, 26 de Maio

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo