Cinco das nove empresas interessadas na construção da primeira fase do passeio ribeirinho de Alverca desistiram do concurso público lançado pela Câmara de Vila Franca de Xira, por considerarem que o valor base estabelecido é demasiado baixo. O município colocou a empreitada a concurso por seis milhões e 33 mil euros e as quatro empresas que apresentaram propostas fizeram-no com valores acima do pretendido, duas delas por mais um milhão de euros. A situação vai levar o município a rever o valor da empreitada.
A Tecnorém e a Oliveiras SA apresentaram propostas superiores a sete milhões de euros e outras duas, CME e Visabeiras, também valores acima do proposto, de seis milhões e 900 mil euros e seis milhões e 200 mil euros respectivamente. A obra um prazo de execução previsto de 1.300 dias. O executivo camarário já revogou a intenção de contratar para que os parâmeros do concurso possam ser revistos.
“Nenhuma empresa apresentou uma proposta dentro do nosso valor e a construção do passeio ribeirinho é uma das nossas prioridades. Estamos a ver se existe a possibilidade de recorrer a outras figuras processuais de contratação mas isto é resultado de uma tendência que se tem agravado. Com a aceleração da economia os custos das empreitadas estão cada vez maiores”, lamenta o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira.
Este é um problema que tem também afectado outras empreitadas um pouco por toda a região como O MIRANTE noticiou recentemente. Depois de pronto na totalidade o passeio linear ribeirinho de Alverca, recorde-se, vai ter um custo superior a dez milhões de euros, pagos integralmente pela câmara sem recorrer a fundos comunitários.
Actualmente os torços de passeios ribeirinhos existentem no concelho de Vila Franca de Xira têm uma extensão de 12 quilómetros, situando-se entre a sede de concelho e Alhandra, entre a Póvoa de Santa Iria e o limite do concelho de Loures e entre o Forte da Casa e a Póvoa de Santa Iria. Em Alverca, além do caminho abranger um corredor verde de 38 hectares, vão ser feitos acessos superiores, pedonais e rodoviários.
Passeio ribeirinho de Alverca vai continuar no papel; empresas contestam valor do concurso
Nove empresas responderam ao concurso para construção da primeira fase do passeio ribeirinho de Alverca mas cinco recusaram-se a apresentar propostas por considerarem o preço estabelecido demasiado baixo. As quatro concorrentes apresentaram valores superiores e o concurso tem de ser revisto.