Sociedade | 19-02-2022 15:00

Ponte da Panela sobre a Linha do Norte ‘presa por arames’

Ponte da Panela, que atravessa a linha ferroviária do Norte, apresenta evidentes sinais de degradação (FOTO – Facebook Motoristas do Asfalto)

Travessia na União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira está escorada por vigas de ferro e estacas de madeira. Câmara de Santarém tem orçamentada verba para intervir.

A ponte da Panela, na União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, concelho de Santarém, apresenta sinais evidentes de degradação e ameaça ruína. A estrutura da travessia, que passa por cima da linha ferroviária do Norte, encontra-se escorada por vigas de ferro e estacas de madeira há vários meses e os danos estruturais já se começam a sentir no pavimento, onde já é possível ver rachas no alcatrão.
Por ali passam dezenas de veículos diariamente, de todas as tipologias, uma vez que a ponte não está limitada à circulação de pesados. É comum a circulação de máquinas agrícolas, que chegam a pesar toneladas, para aceder aos campos da zona circundante. A situação torna-se ainda mais grave devido à intensa circulação ferroviária na Linha do Norte, uma das mais movimentadas do país.
Em recente reunião do executivo da Câmara de Santarém, o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves (PSD), reconheceu que se trata de uma questão importante que já está contemplada no orçamento municipal para futura intervenção. O autarca disse ainda que a empresa pública Infraestruturas de Portugal, “por via legislativa”, passou para os municípios a responsabilidade sobre uma série de pontes no país, “mas não transferiu o dinheiro” necessário à sua conservação.
O assunto foi levantado pela vereadora Liliana Ramos (PS) que perguntou se havia uma avaliação feita pela câmara do estado de degradação daquela infra-estrutura e se havia um plano de reabilitação da mesma.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1663
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1663
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo