As pragas de baratas continuam a apoquentar a população no concelho de Benavente apesar das campanhas de combate e controlo da espécie terem triplicado. A retirada do mercado, por indicação da União Europeia, de vários produtos que tinham maior eficácia a eliminar esse insecto e as elevadas temperaturas contribuem para essa realidade acelerando o desenvolvimento da população de baratas.
A explicação foi dada pelo presidente do município, Carlos Coutinho, na última reunião do executivo, que perante queixas sobre a presença destes insectos em casas e espaços públicos, garantiu que este mês está a decorrer uma nova acção de desbaratização com aplicação de produto químico.
O autarca da CDU disse ainda que, por ano, são realizadas entre quatro a cinco campanhas de combate a esta praga na rede de colectores do concelho, o que implica o levantamento de mais de cinco mil tampas de esgoto a cada acção de desinfecção que se prolonga por aproximadamente mês e meio. Caso seja notado o reaparecimento destes insectos após uma acção, acrescentou, a aplicação do produto é reforçada.
Nas últimas semanas, segundo o vereador do PSD, Luís Feitor, as baratas têm infestado o Parque 25 de Abril, mas também as casas de alguns moradores, penetrando nas habitações através das condutas de esgoto. Um problema com o qual a freguesia de Benavente, mas também a de Samora Correia, a mais populosa do concelho, se deparam há anos e que tem sido motivo de preocupação para a população que teme os perigos que este insecto pode trazer para a saúde pública.
Últimas
João Silva quer estar ao lado dos melhores DJ
“Vox Cash” é o nome artístico que João Silva escolheu quando começou a dedicar-se a 100% à música. Nasceu no Verdelho, mas vive na Torre do Bispo, no concelho de Santarém, onde tem um pequeno estúdio para produzir as suas músicas. A sua evolução enquanto DJ (Disk Jockey) deu-lhe a possibilidade de inaugurar um reconhecido festival na Figueira da Foz.
Irmão de José Saramago está sepultado no mesmo cemitério do avô Jerónimo
“Quem falaria hoje do meu irmão Francisco, se eu não estivesse aqui? Quem imaginaria, se não existisse eu para contá-lo, que aquele Jerónimo Melrinho, analfabeto, tosco guardador de porcos, homem de silêncios, tinha um tão grande coração? Também é para o dizer que vivo”. José Saramago conseguiu finalmente saber o que aconteceu ao seu “irmão imortal” cujo destino lhe escapava.
Alpiagra está de regresso e aposta forte no cartaz musical
David Carreira, Dillaz, Jorge Guerreiro e Bárbara Bandeira são alguns dos artistas que vão animar o cartaz musical da 40ª edição da Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça. Certame decorre entre 20 e 28 de Agosto no Largo da Feira. “Sinta o Ribatejo” é o mote que destaca a importância da inovação para potenciar oportunidades de negócio.
A Lídia Jorge, os livros a mais e os juízes corruptos
A Rede Europeia de Conselhos de Justiça fez um inquérito junto de cerca de 16 mil juízes de 27 países. 26% dos 494 magistrados portugueses inquiridos disseram acreditar que durante os últimos três anos houve juízes a aceitar subornos ou a envolverem-se em outras formas de corrupção.
E chegou a Comissão de Inquérito ao BES
O Banco de Portugal decidiu “resolver” o Banco Espírito Santo a 3 de agosto, numa decisão que ficará para a história depois de uma recusa do Governo PSD /CDS em recapitalizar o BES injetando dinheiro público. O BES foi o único banco de capitais portugueses que tinha recusado o empréstimo do dinheiro da “troika” que tinha ficado previsto no Memorando de Ajustamento para recapitalizar o sector bancário. Ricardo Salgado não queria mostrar as contas aos administradores que o Estado nomeava em troca desses apoio da troika. De nada lhe valeu e desde logo gerou as desconfianças que acabaram por mostrar o descalabro da gestão que levou ao fim do Grupo.
Um mau professor primário pode desgraçar um grupo de alunos
Pela sala de aulas de Maria João Amante passaram centenas de crianças dos concelhos de Alenquer e Vila Franca de Xira. A professora, que nunca bateu num aluno, sentou-se com o O MIRANTE num dos jardins da terra onde vive, o Sobralinho, para falar do ensino, do papel dos professores e da sua crescente perda de autoridade. Uma conversa à sombra numa tarde quente de Verão onde considerou que a ignorância e a falta de tempo para pensar são dos maiores flagelos da sociedade actual.
Edição Semanal. Ninguém consegue fechar canil ilegal em Vale de Cavalos
Câmara da Chamusca notificou, em Abril deste ano, a dona do canil na Caniceira para demolir as instalações que albergam ilegalmente mais de 70 cães. Mais de três meses depois, o canil funciona nas mesmas condições, embora alguns vizinhos admitam que o barulho e os maus-cheiros não são tão recorrentes.
Apelo à divulgação de contactos para denúncia de abusos sexuais na igreja
Até 10 de Julho a Comissão Independente validou 352 inquéritos e encaminhou 17 casos para o Ministério Público. Os seus contactos são o tel. 917 110 000 ou o e-mail [email protected]