Produção de nozes e de azeite vai criar 22 empregos em Alcanhões
Empresa “Trilho Saloio” investiu 12 milhões em produção de nozes e azeite.
A empresa “Trilho Saloio“– Ribanuts está a desenvolver plantações de nogueiras e uma unidade de secagem de frutos secos e de olival na Quinta das Chantas, em Alcanhões, que projecta criar 22 postos de trabalho directos. O investimento global ascende aos 12 milhões de euros, sendo 10 milhões de capital próprio, estando já 327 hectares de nogueiras plantadas. A empresa pretende aumentar a plantação de nogueiras para 1700 hectares, até 2030, estando prevista já para Setembro a inauguração da unidade de secagem.
Na manhã do dia 5 de maio, os vereadores da Câmara de Santarém Diogo Gomes e Nuno Russo visitaram a sede da empresa, tendo sido recebidos pelo presidente da empresa, João Nogueira Sanches. Estas visitas realizam-se, no âmbito do pelouro do Urbanismo e Obras Particulares da Câmara de Santarém. O projecto empresarial recebeu apoio do programa municipal “Via Expresso Investidor”, aprovado na reunião do executivo de 4 de Novembro de 2019.
Segundo informação disponibilizada pela Câmara de Santarém, a produção, descasque e embalagem de nozes vai permitir a comercialização de nozes com casca, miolo inteiro e metades, para além da secagem dos frutos secos. O proprietário está também está a desenvolver um projecto de criação de um novo azeite, designado “Alma do Ribatejo”, que começou a ser produzido este ano, com as azeitonas das plantações dos 160 hectares de olival.