Sociedade | 26-08-2022 12:00

Rio Sorraia em Benavente invadido por jacintos

Rio Sorraia na Aldeia do Peixe, em Benavente, coberto de jacintos aquando da operação de limpeza levada a cabo pela APA
FOTO ARQUIVO

Sorraia voltou a estar coberto desta planta que se reproduz a grande velocidade e a situação vem provocar críticas ao facto de o projecto de intervenção no rio estar há três anos a aguardar financiamento.

O rio Sorraia, no troço que atravessa o concelho de Benavente, volta a estar coberto por mantos de jacintos-de-água, uma espécie invasora que afecta drasticamente a fauna e a flora existentes e que torna impraticável a navegação. A praga desta planta reaparece depois de em 2019 ter existido uma acção de limpeza coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, lamenta que o projecto de intervenção no rio continue a aguardar financiamento, no âmbito de uma candidatura a três milhões de euros de fundos comunitários.  

O projecto, recorde-se foi anunciado há três anos e incluía uma forte acção de limpeza no rio e suas margens, com podas e retiradas de árvores para que os jacintos não se fixassem. A intervenção prevê também a existência de equipas em permanência para monitorizar os focos de infestantes e travar a rapidamente a sua proliferação. Um só exemplar reproduz-se entre 50 a 70 vezes num mês.

*Reportagem completa na edição semanal em papel desta quinta-feira, 25 de Agosto

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo