Sociedade | 14-05-2022 10:00

Tanques comunitários eram o Facebook de antigamente

Presidente da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, Guida Botequim, participou, com outras senhoras, da recriação do tempo das lavadeiras nos tanques públicos

A fonte de Nabais foi requalificada e na festiva inauguração voltou a conhecer o bulício de outros tempos, com as lavadeiras a ocuparem os tanques onde ainda hoje, com menos frequência, se lava roupa suja. Câmara de Santarém e junta de freguesia querem criar Rota das Fontes para as valorizar e dinamizar.

Maria Júlia Rabujo recorda-se dos tempos em que juntava a roupa da família num alguidar e ia com ele na cabeça em direcção aos tanques de Nabais, concelho de Santarém, lavar a roupa. Era quase todos os dias. Lembra que não havia tecto onde estão hoje os tanques renovados e existia uma cerejeira onde dava para estar à sombra. Naquele tempo só havia sabão azul e branco e era assim que lavava a roupa. Os filhos, pequenos, acompanhavam-na e entretinham-se a brincar com a água.
Ainda hoje, aos 72 anos, Maria Júlia Rabujo vai aos tanques, junto à fonte de Nabais, lavar roupa que não gosta de colocar na máquina como as camisas do seu filho. Maria Júlia foi uma das participantes na recriação dos tempos em que as mulheres iam para os tanques lavar roupa à mão e em que não existiam máquinas de lavar. Paula Maurício, 50 anos, recorda quando ia com a mãe e a avó, a pé, até aos lavadouros de Nabais. Levavam as roupas nos alguidares e Paula Maurício recorda que era sempre uma festa. “As senhoras encontravam-se e punham a conversa em dia. Os tanques eram o Facebook da altura, era ali que tudo se sabia e se partilhava”, recorda, bem disposta.
A recriação das lavadeiras nos tanques, que foram alvo de obras de reabilitação há uns anos, foi o ponto alto da inauguração da requalificação da fonte de Nabais, que decorreu na manhã quente de sábado, 7 de Maio. A presidente da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, Guida Botequim, entrou no espírito da recriação. Vestiu-se a rigor, com uma saia rodada e comprida e um avental, um xaile castanho aos ombros, uma camisa azul clara e um carrapito a apanhar o cabelo.
Guida Botequim explicou a O MIRANTE que a sua freguesia é das que tem mais fontes e também muitos vales: são 14 fontes, 3 poços e 8 fontanários. No final do ano passado criaram um projecto intitulado “A Rota das Fontes”, que apresentaram à APRODER (Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo) e aguardam resposta. “Como a nossa freguesia é muito grande queremos ter duas rotas. Uma na zona de Achete, a que chamamos a Rota de Santa Maria, e a Rota Alexandre Herculano, na Póvoa de Santarém e Azoia de Baixo. Podemos percorrer esta rota a pé ou de carro, como quisermos. O intuito é reavivar as fontes antigas e dar-lhes vida”, conta a presidente da junta.
A autarca conta que ainda há pessoas que vão à fonte de Nabais lavar a roupa todas as semanas. “Uma senhora, com cerca de 40 anos, continua a ir lavar a roupa, juntamente com a sua mãe, aos tanques apesar de ter máquina de lavar roupa em casa. Deixa o carro junto à fonte e lava a roupa”, sublinha a autarca justificando a ausência dessa senhora com o facto de estar a trabalhar. Em frente à fonte está um canteiro de agriões que foi colocado para aproveitar a água da fonte.
Durante a manhã também não faltaram as bifanas e carnes de alguidar para os presentes. Paulo Mendes liga o secador de cabelo para que o carvão fique em brasa mais rapidamente. A seu lado, Vítor Marques, Bruno Vitoriano e José Oliveira vão-se revezando para não deixarem faltar o abastecimento. Vítor Marques confessa a O MIRANTE que os cozinheiros nunca passam fome. “Desenrascamo-nos sempre e vamos provando a comida para ver se está boa”, conta Vítor Marques com um sorriso bem disposto.
O presidente da Câmara de Santarém chegou a meio da manhã e cumprimentou toda a gente. Ricardo Gonçalves lamentou que as vivências antigas se tenham perdido com os novos modos de vida. “Ao perdermos o hábito de ir às fontes elas foram-se degradando, por isso é importante que sejam renovadas. O projecto da Rota das Fontes que está na APRODER é muito importante porque se levarmos as crianças elas vão gostar de brincar nas fontes, afirma.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, marcou presença na inauguração da requalificação da fonte de Nabais
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, marcou presença na inauguração da requalificação da fonte de Nabais

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo