Sociedade | 02-08-2022 15:00

Tiago Silva continua a superar barreiras e a somar triunfos

Tiago Silva, natural de Tomar e atleta do CLAC – Entroncamento, sagrou-se campeão nacional de natação adaptada e bateu um recorde nacional. fotoDR

Jovem de Tomar nasceu sem pernas e sem um braço mas, apesar das limitações físicas, não desiste de lutar pelos seus objectivos. Recentemente, Tiago Silva sagrou-se campeão nacional de natação adaptada e bateu um recorde nacional constituindo um exemplo de persistência e vontade de viver.

Tiago Silva sagrou-se campeão nacional de natação adaptada, batendo um recorde nacional. O atleta, de 17 anos, do CLAC – Entroncamento, venceu a prova de 50 metros livres, classe S3, em 1.12,99. Tiago Silva é um vencedor desde que nasceu. O MIRANTE entrevistou-o no Verão de 2019 depois de ter participado no filme “Dreams”, um vídeo promocional para os Paralímpicos de Portugal, que venceu o prémio Mairie, do Festival de Cannes [França].
Tiago Silva nasceu em Novembro de 2005 sem pernas, sem um braço e com graves problemas auditivos. Os médicos não garantiram à mãe, Sílvia Silva, que iria sobreviver, mas Tiago contrariou as adversidades e tornou-se um jovem competitivo que não se deixa abalar pela sua condição. Tem um irmão gémeo, Rodrigo, que é o seu grande apoio, assim como a mãe. O pai faleceu um mês depois do nascimento dos gémeos num acidente de viação. Quem conhece Tiago fica rendido à sua boa disposição e alegria. O facto de não ter pernas e um braço não o impede de fazer o mesmo que os outros. Tiago pratica natação e adora montar a cavalo. O filme em que participou mostra a boa relação que tem com o seu cavalo preferido, Tiebe.
Quando não tem as próteses colocadas gosta de se deslocar numa trotinete ou num ‘overboard’ que lhe permite andar mais rápido. Durante a entrevista com O MIRANTE, em 2019, Tiago caiu à entrada para o picadeiro mas não se preocupou e levantou-se rapidamente. “As quedas fazem parte. Não interessa como caímos, o que importa é a forma como nos levantamos. Tenho que ser forte e isso é o mais importante”, afirmava o jovem. Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes são os seus ídolos e Tiago gostava de um dia participar nos Jogos Paralímpicos.
A paixão de Tiago por cavalos surgiu há quatro anos quando foi com a sua família ver a peça “Viriato”, do grupo de teatro Fatias de Cá, no Castelo de Almourol. Vítor Rodrigues, do Centro Equestre, que trabalha com o grupo de teatro, estava a cuidar dos cavalos que iriam entrar na peça quando percebeu que Tiago estava fascinado a olhar para os animais. “Perguntei-lhe se queria montar, disse que sim e adorou. Desafiei-o a participar na gala equestre que realizamos todos os anos e em três semanas aprendeu a andar a cavalo e fez parte do nosso espectáculo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo