Sociedade | 19-05-2022 14:11

Tomar mantém investimento em políticas de mobilidade

Câmara de Tomar renovou a sua frota automóvel com a aquisição de quatro veículos 100% eléctricos. – FOTO CMT

Autarquia adquiriu mais quatro veículos 100% elétricos e no final do ano está prevista a chegada de seis autocarros eléctricos.

Para dar continuidade à política de sustentabilidade ambiental, aliada à redução de despesa e à necessidade de melhorar os equipamentos ao dispor dos funcionários, o município de Tomar renovou a sua frota com veículos eléctricos.

A autarquia adquiriu mais quatro veículos 100% elétricos em sistema de leasing, três deles automóveis ligeiros para a utilização dos serviços, e uma carrinha de caixa aberta destinada essencialmente à manutenção de jardins.

Num investimento que se pretende contínuo, e tendo presente que a generalidade dos veículos municipais têm cerca de duas ou três décadas, os próximos veículos previstos são os seis novos autocarros elétricos de transporte urbano que vão chegar no final do ano.

Recorde-se que a câmara municipal conseguiu que fosse aprovada a candidatura para aquisição dos seis autocarros e espera agora que o Fundo Ambiental cofinancie o investimento que ronda os dois milhões de euros. Anabela Freitas, presidente do município, tem como bandeira deste mandato melhorar a mobilidade e garantir que o concelho de Tomar se torna mais amigo do ambiente.

Com a nova frota de autocarros prevê-se também que os percursos sejam alargados para zonas mais periféricas do concelho, nomeadamente para as localidades de Santa Marta, Carvalhos de Figueiredo e Cabeças.

No continente europeu, em 2021, Portugal registou a maior subida no ranking que avalia o nível de progresso na implementação de políticas de eficiência energética. Portugal está agora no sétimo lugar, quando em 2015 ocupava a 21ª posição do “Energy Efficiency Watch Survey”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo