Sociedade | 06-08-2022 06:59

Tomar recebe 2º colóquio internacional da Rota Templária 

Igreja de Santa Maria do Olival – FOTO ARQUIVO

Evento decorre entre 12 e 14 de Outubro e vai envolver várias conferências com palestrantes de diversas universidades e instituições de vários países europeus.

A Federação Europeia da Rota dos Templários, em inglês “Templars Route European Federation” (TREF) aprovou o Plano de Actividades para 2022 e mais uma vez vai organizar um colóquio em Tomar, cidade que assumiu a presidência do organismo no triénio 2021-2023.  

O 2º Colóquio Internacional da Rota Templária decorre entre 12 e 14 de Outubro nos concelhos de Tomar e Vila Nova da Barquinha. A Comissão Científica Portuguesa da TREF, coordenada pelo Mestre Ernesto Jana, tem vindo a preparar o Colóquio desde Abril do deste ano, mantendo contactos a nível nacional e internacional com os potenciais palestrantes e com eles definindo os conteúdos e as temáticas. 

Os trabalhos vão decorrer na Biblioteca Municipal de Tomar, Salão Nobre da câmara municipal de Tomar, Igreja de Santa Maria dos Olivais e no auditório do Centro Cultural da Barquinha. 

Os oradores são provenientes de diversas universidades e instituições portuguesas, espanholas, francesas, cipriotas e italianas. 

Do programa fazem parte, entre outras actividades, a exposição da Mão de São Gregório Nazianzeno, na Igreja de Santa Maria do Olival, visita à mesma Igreja com especial atenção às lápides dos mestres templários, às dos sucessores da Ordem de Cristo, à entrada do templo, à sua cabeceira e à torre; visita ao Castelo de Almourol e visita ao C.I.T.A (Centro de Interpretação Templária de Almourol) e respectiva biblioteca. 

A Ordem do Templo nasceu há 892 anos em Troyes, França, durante o Concílio da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e da sua Regra. 

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo