Sociedade | 02-03-2022 14:59

VFX exige novo nó de ligação à A1 junto ao Bairro do Paraíso

Desde 2009 que a necessidade de criação de um novo acesso no sentido sul-norte está consagrado no Plano Director Municipal mas a obra nunca avançou.

O município de Vila Franca de Xira quer que o novo Governo desencadeie os meios necessários para a construção de um novo e há muito prometido nó de acesso à Auto-Estrada do Norte (A1) no Bairro do Paraíso, em Vila Franca de Xira. O também chamado de “Nó II” permitiria a saída para as localidades de Alhandra, Sobralinho e Calhandriz de forma mais eficaz para o trânsito. Essa saída já existe, mas apenas para quem circula do sentido norte-sul. Para quem viaja no sentido sul-norte a única alternativa é sair depois da cidade de Vila Franca de Xira e voltar para trás atravessando todo o centro da cidade.
A proposta, apresentada em reunião de câmara pelos vereadores da CDU, foi aprovada por maioria com o voto contra do Chega, que justificou a sua posição com o facto de não acreditar que a proposta tenha alguma consequência prática. O documento reivindica do Governo que assegure os meios financeiros necessários para a boa conclusão do projecto e da obra. “Desde 2009 que a necessidade de conclusão deste nó de acesso está inscrita no Plano Director Municipal mas começou a tornar-se mais emergente nos últimos anos”, referiu Joana Bonita (CDU). A construção do nó chegou também a integrar o projecto mais vasto de recuperação e valorização da Estrada Nacional 1, entre Alverca e o Carregado mas nunca chegou a avançar.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, lembrou que “nunca é demais” reivindicar a construção desse novo nó de acesso lembrando também a necessidade do novo nó dos Caniços, na Póvoa de Santa Iria, que recentemente também foi alvo de uma exigência semelhante por parte do município, como O MIRANTE noticiou.
David Pato Ferreira, da coligação PSD/PPM/MPT, ressalva que a conclusão do nó sul de Vila Franca de Xira é fundamental para a dinamização da cidade e a sua ligação à vila de Alhandra. “Não nos esquecemos, no entanto, de outras necessidades, como a ligação da Quinta da Seta ao Bairro da Mata. Agora que o PS tem maioria absoluta no Governo certamente não teremos problemas em ter os meios necessários para termos este novo nó”, frisou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo