Sociedade | 13-08-2022 19:55

Vídeo. “Corrida” na Ponte das Lezírias acaba mal para condutor de Porsche

Vídeo. “Corrida” na Ponte das Lezírias acaba mal para condutor de Porsche

Homem circulou durante mais de dez quilómetros a uma velocidade superior a 200 quilómetros por hora.

Parecem as filmagens de um novo filme da saga Velocidade Furiosa mas não são.

A perseguição foi registada na Ponte das Lezírias, entre o Carregado e Benavente, pelo destacamento de trânsito do Carregado da Guarda Nacional Republicana na manhã de sábado, 13 de Agosto, durante uma acção de fiscalização com uma viatura descaracterizada que O MIRANTE acompanhou.

O Porsche topo de gama, que custa quase cem mil euros, circulava a mais de 260 quilómetros por hora e o condutor, espanhol, foi seguido pelos militares durante dez quilómetros.

Sabendo que estava a ser seguido, o condutor chegou a travar várias vezes, tentando iludir os militares mas sem sucesso. Já depois da saída de Samora Correia a viatura encostou à berma. Foi registada como meio de prova uma velocidade final de 226 quilómetros por hora. A mais alta alguma vez registada ao serviço pelo primeiro sargento Marco Costa.

O condutor pagou 500 euros de multa em dinheiro e justificou-se dizendo que estava a andar depressa para carregar as baterias.

O excesso de velocidade é a primeira causa de acidentes graves nas estradas nacionais. Até 11 de Setembro a GNR está em força nas principais vias do país com a operação Hermes, que inclui policiamento de prevenção e de fiscalização a quem anda na estrada.

Durante uma manhã O MIRANTE acompanhou em exclusivo os militares Marco Costa e Mónica Madeira numa acção de fiscalização nas estradas da região e em 400 quilómetros percorridos foram autuados seis condutores por excesso de velocidade e um por falta de inspecção períodica. A maioria respeitou o código da estrada.

Também na ponte das lezírias, um outro condutor de 19 anos, emigrante na França, puxou o Audi do pai para lá dos 190 quilómetros por hora e a aventura saiu-lhe caro: 120 euros de multa.

Ainda existe em muitos condutores que vivem no estrangeiro a ideia que podem acelerar à vontade nas estradas portuguesas sem serem autuados. Nada mais errado.

Apesar da acção da GNR ser fundamental para prevenir e travar os aceleras o seu trabalho nem sempre é bem recebido. Como o condutor de um Range Rover que depois de ser multado a mais de 170 Km/h ainda prometeu que ia continuar no mesmo registo e os militares, se quisessem, que o voltassem a multar mais à frente.

Não usar o telemóvel, sair cedo de casa para evitar as horas de maior fluxo de trânsito e, acima de tudo, circular dentro dos limites de velocidade, são dicas intemporais que continuam a fazer toda a diferença para se chegar em segurança ao destino.

Esta é uma reportagem para ler na edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo